O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visita esta sexta-feira, dia 15 de outubro, às 15H00, o FIC.A – Festival Internacional de Ciência, o primeiro Festival Internacional de Ciência organizado e realizado em Portugal. Esta primeira edição verdadeiramente pioneira só poderia acontecer em Oeiras, ecossistema único de ciência e tecnologia, e vai decorrer até ao dia 17 de outubro, nos Jardins e Palácio Marquês de Pombal.
O Ministro terá oportunidade de visitar o stand do Ministério do Mar e seus organismos, um dos maiores no recinto não fossem as questões do mar e a literacia azul temas em destaque neste encontro internacional.
O FIC.A, que começou no passado dia 12, apresenta mais de 1000 horas de programação ao longo de seis dias, com mais de 600 atividades, repleto de personalidades, música, cinema, exposições, experiências gastronómicas e claro, ciência para todos os gostos.
Partindo de uma forte representação nacional, este Festival abre-se ao mundo e acolhe a presença de mais de 30 países de todos os continentes, unindo o que de melhor se faz em Portugal a alguns ex-libris internacionais e conta com a participação de dezenas de parceiros.
A afluência do público tem sido extraordinária. Só alunos são 15.000 em visita, que não quiseram perder este evento verdadeiramente dedicado à descoberta e que dá a oportunidade aos visitantes de interagir com cientistas, artistas e outros profissionais das várias áreas.
Oeiras vê como primeiro objetivo deste Festival aproximar os cidadãos da ciência e dos cientistas, bem como elevar a literacia científica para a educação de um público informado.
Aproximar os cidadãos da ciência é promover uma cidadania mais informada e por isso uma democracia mais forte e resistente à política do medo, da desinformação e do negacionismo.
Esta é a missão do FIC.A, inserido na valorização da cultura científica, parte integrante do programa OEIRAS27.