Jorge Barreto Xavier cessou recentemente funções como Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura na Câmara Municipal de Oeiras. Como forma de reconhecimento, o Município de Oeiras emitiu um Louvor, enaltecendo a sua competência profissional e humana.
No documento, é destacada a forma dedicada com que desempenhou as funções, salientando-se o seu contributo na valorização da cultura, desenvolvimento social e educação no concelho.
“Ao cessar funções como Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura, e atendendo à extraordinária competência técnica e profissional do Dr. Jorge Manuel Barreto Xavier, expressos na excecional dedicação à causa pública, notável competência profissional e ímpares qualidades humanas com que desempenhou as funções de Diretor Municipal, urge reconhecer publicamente essas qualidades e, bem assim, a forma dedicada com que colaborou de forma ativa para o prestígio e dignificação dos serviços deste Município. Realço a sua lealdade, honestidade, solidariedade, diligência, rigor, espírito de equipa, empatia, irrestrito sentido de responsabilidade e honrada dedicação ao serviço público, a par da muito capacidade de liderança e de gestão que sempre evidenciou”, pode ler-se no documento emitido pelo Município.
Entre 2003 e 2005, Jorge Barreto Xavier desempenhou o cargo de Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, com os pelouros da Cultura, Juventude e Defesa do Consumidor, chegando a exercer entre outubro de 2012 a outubro de 2015, as funções de Secretário de Estado da Cultura do XIX Governo Constitucional.
Dentro das funções desempenhadas nos últimos quatro anos como Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura, a Câmara de Oeiras destacou a preparação da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027 (CEC 27) e ainda “a energia com que abraçou a missão de coordenar tecnicamente a Jornada Mundial da Juventude de 2023”.
O Município de Oeiras destaca a “capacidade de organização e direção, bem como a demonstrada capacidade e elevado profissionalismo evidenciados no cumprimento das plúrimas funções que lhe foram confiadas, tendo sempre por suprema orientação o interesse público e a missão do Município de Oeiras, o qual é merecedor de justo realce e reconhecimento, pelo que, e por ser de inteira justiça, muito me apraz louvar publicamente o Dr. Jorge Manuel Barreto Xavier, sublinhando deste modo o seu extraordinário e distinto contributo para valorizar ainda mais a Cultura, o Desenvolvimento Social e a Educação neste concelho, vetores estratégicos da política do atual Executivo”, termina o documento.