Dia 6 de abril mais de 15 km da Avenida Marginal, em Cascais, Oeiras e Lisboa vão ser só para peões, ciclistas e utilizadores de trotinete, patins, skate ou afins. É o Dia Mundial da Atividade Física e o trânsito vai estar cortado entre as 09h00 e as 13h00.
Aquela que é considerada uma das mais belas estradas da Europa, deixa de fora, pela primeira vez de Cascais a Lisboa no mesmo dia, os carros, numa iniciativa única, transversal aos três municípios da Grande Lisboa que atravessa.
Com muita atividade física, incluindo jogos tradicionais, demonstrações de modalidades pelos parceiros que trabalham todo o ano com os municípios e muito mais, Cascais, Oeiras e Lisboa assinalam, em conjunto, o Dia Mundial da Atividade Física, convidando a população a participar nas várias iniciativas a decorrer ao longo de mais de 15 km à beira-mar.
Tudo para ajudar a promover a atividade física enquanto fator fundamental para uma maior qualidade de vida, saúde e bem-estar.
O palco do evento começa junto aos semáforos da Parede (Cascais) e termina em Alcântara (Lisboa). No concelho de Oeiras, todo o traçado está reservado para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física.
Dia 5 de abril, sexta-feira, estão previstas duas conferências dedicadas à Atividade Física, que irão decorrer na Faculdade de Motricidade Humana (programa a divulgar em breve).
Sobre o Dia Mundial da Atividade Física | Foi instituído pela Organização Mundial de Saúde para a prevenção do sedentarismo, uma vez que a inatividade física é considerada o quarto principal fator de risco de morte no mundo. A OMS recomenda aos adultos, pelo menos, 30 minutos de exercício físico por dia. Este dia celebra-se anualmente a 6 de abril, em mais de 120 países.