Para assinalar o Dia Mundial da Oliveira, no próximo dia 26 de novembro oeiras convida-o a assistir ao documentário etno-histórico ‘Por um Fio de Azeite’ e fazer uma visita à Coleção de Oliveiras no Lagar do Azeite, Quinta de Cima do Marquês de Pombal, em Oeiras.
A celebração do Dia Mundial da Oliveira ocorre, desde 2019, a 26 de novembro, data instituída pelo Conselho Oleícola Internacional (COI).
Para assinalar a data, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em parceria com o Município de Oeiras. promove esta visita com o objetivo de dar a conhecer a Coleção das Oliveiras existente no campus do INIAV.
Esta coleção foi instalada durante projetos de investigação nas décadas de 1980-90, pela Secção de Melhoramento da Oliveira (Departamento de Genética e Melhoramento da ex-Estação Agronómica Nacional), a qual, para além do seu interesse para a investigação agrária, tem interesse educativo.
Esta caminhada permite conhecer as azeitonas já completamente formadas e verificar diferenças entre os frutos das diversas variedades oriundas de seis países – Espanha, Portugal, Grécia, Itália, Marrocos e França. Serão também referidos dados sobre a distribuição geográfica de várias subespécies da oliveira, como por exemplo a que existe na Madeira e Porto Santo.
🌱 ‘Por Um Fio de Azeite’: Documentário etno-histórico e Visita à Coleção de Oliveiras
🗓️ 26 de novembro, das 9h30 às 12h30
📍 Lagar do Azeite, Quinta de Cima do Marquês de Pombal (Oeiras)
Informações e inscrições: oci@oeiras.pt