A Divisão de Bibliotecas e Promoção da Língua (DBPL) promove um ciclo de conversas mensais, ‘Praça da Fundação’, sobre temas da atualidade: Inteligência Artificial, Educação, Economia Portuguesa, Preconceitos e Discriminação.
‘Inteligência Artificial: maravilhoso mundo novo ou princípio do fim?’ é o tema da primeira sessão, que se realiza já no próximo dia 22 de maio, na Biblioteca Municipal de Algés, pelas 18h30.
Os convidados são Arlindo Oliveira, autor do ensaio Inteligência Artificial, e Diogo Queiroz de Andrade, autor do ensaio Algoritmos, uma revolução em curso. A moderação estará a cargo de Filipa Melo.
O evento resulta de um convite à DBPL por parte da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.
O que é a inteligência artificial e qual a sua relação com a inteligência humana? Quais são as suas presentes aplicações e implicações, sociais e económicas? Os sistemas inteligentes acabarão por superar a inteligência dos seus criadores, os seres humanos, ou nunca será possível duplicar a flexibilidade e capacidade da inteligência humana? Poderão sistemas baseados em inteligência artificial representar uma ameaça para a Humanidade? Ou será que a tecnologia atual apenas põe riscos porque os sistemas não são suficientemente inteligentes para entender as consequências nocivas das suas ações? Por que nunca encontrámos outras civilizações inteligentes?
São algumas das questões em debate para percebermos em que ponto estamos nesta aventura, chamamos para este debate.