De 12 a 14 de Outubro, realizaram-se, no Palácio de Congressos do Algarve, as XX Jornadas de Senologia organizadas pela Sociedade Portuguesa de Senologia dedicadas ao tema do cancro da mama hereditário.
As jornadas contaram com mais de 400 participantes e tiveram como principal novidade a atribuição da 1ª Edição do Prémio Noémia Afonso, uma reconhecida oncologista e diretora do Serviço de Oncologia do Centro Hospital de Vila Nova de Gaia, que faleceu prematuramente em 2021.
Este prémio de investigação tem por objetivo reconhecer, anualmente, um projeto de investigação na área do cancro da mama, sendo privilegiados os projetos de natureza multidisciplinar que contribuam para uma melhoria da intervenção clínica e tenham um real impacto no desenvolvimento científico.
Na sua 1ª Edição, na qual 16 projetos apresentaram a sua candidatura, o prémio foi atribuído à Dra. Leonor Vasconcelos de Matos (Fundação Champalimaud) com o Projeto NEO, um programa de exercício para mulheres recém diagnosticadas com cancro da mama a realizarem terapia neoadjuvante.
Este projeto de investigação resulta da parceria entre a Fundação Champalimaud e a Faculdade de Motricidade Humana e pretende comparar os efeitos do treino aeróbio e de força em variáveis como a proliferação tumoral, a aptidão física e a qualidade de vida, servindo de base aos trabalhos de doutoramento de duas estudantes do Laboratório de Exercício e Saúde (FMH).