O Município de Oeiras foi novamente distinguido com os Prémios ODSlocal, que têm como objetivo promover boas práticas de sustentabilidade e reconhecer os concelhos mais alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas. A cerimónia decorreu na passada sexta-feira, dia 22, em Pombal, e contou com a presença da Vereadora Filipa Laborinho, em representação do Município de Oeiras.
Oeiras foi distinguido com dois selos municipais: o Selo ‘Desempenhos Municipais’, que distingue os municípios que revelaram desempenhos de topo nos indicadores do Portal ODSlocal, apresentando as melhores pontuações globais, e o Selo ‘Dinâmicas Municipais’, atribuído aos municípios que se distinguiram pela apresentação das dinâmicas de evolução mais positivas nos indicadores do Portal ODSlocal.
Para além destes prémios, a organização atribuiu ainda a Oeiras o galardão municipal ‘Conjunto de Boas Práticas’, que pretende distinguir os municípios com melhor conjunto de boas práticas municipais. Oeiras, com mais de 220 Boas Práticas mapeadas no Plataforma ODS local foi um desses municípios, ao qual se juntou Torres Vedras e Matosinhos.
A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa à qual o Município de Oeiras se associou desde 2021 e que visa mobilizar os Municípios e outras entidades relevantes para a concretização, ao nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Nasceu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação ‘La Caixa’.
Esta 4ª edição Prémios ODS contou ainda com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com a participação de Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), de Artur Santos Silva, curador da Fundação ‘La Caixa.
Saiba mais em odslocal.pt