Está a chegar a 1ª edição da RITMO, uma ‘feira da saúde’ que promete ser uma verdadeira experiência sensorial, e irá decorrer nas instalações do Mercado Municipal de Oeiras, no dia 18 de novembro, entre as 10h e as 15h30
Esta é uma iniciativa da SPLS – Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, com o apoio do Município de Oeiras, totalmente organizado por profissionais de saúde, com uma programação inclui rastreios, palestras, degustações e atividade física marcam a do evento.
Serão cerca de 25 entidades que se irão juntar para uma “verdadeira feira da saúde e experiência sensorial de bem-estar”, reunindo cidadãos, profissionais de saúde, instituições e decisores da área.
Além de dezenas de entidades presentes no local, o evento vai contar, na sua sessão de abertura, com a diretora do Programa de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da Direção-Geral da Saúde, Benvinda Santos, com a Vereadora do Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Oeiras, Teresa Bacelar, e representantes da Fundação Portuguesa de Cardiologia e da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
A RITMO insere-se no programa ‘A literacia faz bem à saúde’, que visa dar continuidade a um conjunto de ações desenvolvidas pela SPLS e destina-se à população em geral, com entrada aberta ao público, independentemente da idade.
O evento vai oferecer aos visitantes diversas atividades de saúde, incluindo tendências da alimentação, rastreios de saúde, atividade física saudável e informações sobre alimentação mediterrânica, entre outros temas. A organização destaca ainda os diversos momentos educativos, como conversas sobre doenças e prevenção, aprendizagem sobre cadeira de rodas, bicicletas fixas e adaptadas, curso de suporte básico de vida e a importância que as artes podem ter na saúde.
A RITMO destina-se a sensibilizar todas as pessoas, desde os mais jovens aos mais velhos, para a importância da autorregulação e da tomada de decisão no dia a dia pela saúde. Sensibilizar para o peso das doenças cardiovasculares e doenças crónicas, combater a obesidade e o sedentarismo e estimular a saúde mental em Portugal são alguns dos objetivos deste encontro, mas há muitos mais.
A inclusão desempenha também um papel fundamental neste evento de saúde e bem-estar, que aposta nas palestras em linguagem clara e uma ampla variedade de atividades acessíveis a todas as pessoas, independentemente das suas necessidades ou deficiências. Destaca-se, por exemplo, a palestra motivacional do campeão mundial de Judo Paralímpico, Miguel Vieira, que mostra a importância de reconhecer e celebrar a força e a resiliência das pessoas com deficiência. Mas existem muitos outros momentos, como o desfile de moda inclusivo e os espetáculos artísticos de pessoas com necessidades especiais.
Toda a programação pode ser consultada aqui.