O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, presidiu às cerimónias de lançamento da primeira pedra de três importantes empreendimentos habitacionais no concelho, localizados em Carnaxide: São Marçal, São Marçal II e Quinta das Acácias. Durante as cerimónias, que contaram com a participação da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Costa, o Presidente da CMO destacou a importância destes projetos, sublinhando que “o fundamental são as famílias que vão beneficiar destas casas” e acrescentando que “em Oeiras há uma vontade determinada de fazer casas”, reforçando o compromisso da autarquia com a construção de soluções habitacionais acessíveis.
O empreendimento de São Marçal contará com 40 fogos, representando um investimento de 8,1 milhões de euros. Já o São Marçal II incluirá 48 unidades habitacionais (4 de tipologia T1 e 44 de tipologia T2), com um investimento de 11,5 milhões de euros. O projeto da Quinta das Acácias terá 42 fogos (8 de tipologia T1, 28 T2 e 4 T3), com um investimento de 7,2 milhões de euros. Estes três empreendimentos representam um investimento global de 26,8 milhões de euros, com comparticipação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Todos estes projetos fazem parte do plano de Habitação Municipal 20|30 e dos Novos Programas de Habitação, que visam responder às necessidades habitacionais da população, especialmente daqueles em situação de carência.
Após o lançamento da primeira pedra dos empreendimentos de São Marçal e São Marçal II, a cerimónia prosseguiu com o lançamento da 1ª pedra do programa habitacional da Quinta das Acácias.
A cerimónia foi marcada por momentos simbólicos, incluindo a assinatura de documentos pelos intervenientes, que foram selados numa cápsula do tempo e colocados junto com a primeira pedra de cada um dos empreendimentos. Com estas iniciativas, o Município de Oeiras reafirma o seu compromisso com a construção de habitação a custos controlados e com a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.