Tendo como objetivo garantir mais e melhores soluções habitacionais para estudantes, o Município avançou com o projeto de reconversão do Bairro Operário da Fábrica da Pólvora para residência de estudantes. A intervenção vai permitir a criação de 50 quartos/camas, distribuídos por um edifício novo e por edifícios antigos, que serão reabilitados.
Em termos gerais o conceito desenvolvido prossupõe a integração harmoniosa do conjunto edificado dos séculos XVIII e XIX e a construção de um novo corpo: a par de reabilitação dos três edifícios seculares existentes, mantendo-se a linguagem de carácter tradicional, será criado um edifício de expressão contemporânea, ambos coabitando harmoniosamente. Está, assim, prevista reconversão dos edifícios existentes em apartamentos individuais, variando as tipologias entre T1, T1 duplex, T2 e T3 e T6, estando um dos T1 adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. O edifício novo divide-se por três pisos e oferece 30 quartos.
É previsível que a obra venha a decorrer entre 2025 e 2026. Trata-se de um investimento de 3.339.577,93 €, candidatos a financiamento pelo PRR.
📷 Imagem de projeto