O Município de Oeiras formalizou a sua adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham através da assinatura do Protocolo de Adesão, consolidando o seu compromisso com a melhoria das condições de caminhabilidade (walkability).
A cerimónia decorreu no dia 5 de fevereiro, nos Paços do Concelho de Oeiras, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e da Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), Paula Teles. A adesão oficial do município à rede aconteceu a 13 de novembro de 2024.
![](https://www.oeiras.pt/documents/20124/0/2.jpeg+%2812%29.jpg/ec104bc1-8922-6abf-b282-e57b60b4fee6?t=1738852822412)
Atualmente, a rede conta já com 50 municípios associados estando cerca de 30 em processo interno para se juntarem a esta iniciativa. A integração nesta rede traduz-se numa oportunidade para partilha de boas práticas, acesso a formação especializada, sensibilização, divulgação de projetos e participação em congressos (devidamente enquadrado na mobilidade sustentável).
Criada no final de 2022, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham surgiu em resultado de uma parceria entre o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) e a Red de Ciudades que Caminan (em Espanha). O objetivo é promover iniciativas que incentivem a caminhabilidade, contribuindo para cidades mais acessíveis, sustentáveis e seguras.
Os objetivos prosseguidos passam, em primeiro lugar, pelo reforço das condições de caminhabilidade e consequentemente pela melhoria da qualidade de vida, enriquecimento das sociedades, humanização do território, melhoria dos parâmetros de saúde pública, universalidade na utilização do espaço público, melhoria do comércio local, benefícios na economia circular, diminuição da emissão de gases poluentes, contribuição para a igualdade de género, incremento da intermodalidade, aumento da segurança rodoviária, formação de técnicos para uma abordagem específica e transversal, sensibilização da população para os benefícios associados, e pela cooperação alargada entre entidades que desenvolvem ações nesta matéria.
Com esta adesão, Oeiras reafirma a sua aposta na construção de um território mais sustentável para todos, em linha com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Oeiras (PMUSO).