A Black Friday, tradicionalmente associada a grandes descontos no retalho, é cada vez mais transversal e estende-se também a áreas como as telecomunicações, com as operadoras a investirem esforços significativos para disponibilizar ofertas atrativas aos consumidores.
O ComparaJá, plataforma de finanças pessoais, mostra que a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para poupar dinheiro. Apesar do mercado das telecomunicações exigir, por norma, um período de fidelização de dois anos, o que não permite trocar de operadora com a mesma facilidade com que se pode trocar, por exemplo, de fornecedor de energia, o momento pode ser sinónimo de poupança. Se o contrato com a atual operadora estiver a poucos meses de findar, é possível começar já a negociar um contrato com os preços de hoje que só terá início daqui a alguns meses e, assim, poupar uma boa quantia. O ComparaJá demonstra a diferença dos valores oferecidos pelas operadoras de telecomunicações antes e depois da Black Friday.
Poupança estratégica nos pacotes 3P
Nos pacotes com três produtos, denominados de 3P, existem várias tipologias de descontos e a oferta da primeira mensalidade é normalmente aquela que capta mais a atenção por representar uma economia imediata. No entanto, optar pela modalidade de desconto pelo período total do contrato, que é menos atrativa à primeira vista, pode ser mais benéfica a longo prazo por resultar numa poupança significativa. Ao ser aplicado um desconto de 6€ pelo período de 24 meses de fidelização verifica-se uma poupança total de 144€, um valor que supera em muito a isenção da primeira mensalidade.
Uma breve análise revela a oscilação de preços nos pacotes 3P antes e depois das campanhas de Black Friday oferecidos pelas principais operadoras do país:
Operadora | Mensalidade Base
(sem desconto associado) |
Desconto 2 euros*24 Meses (Antes BF) | Desconto 6 euros*24 Meses (Pós BF) |
Meo | 40.49€ | 38.49€ | 34.49€ |
Nos | 40.49€ | 38.49€ | 34.49€ |
Vodafone | 40.50€ | 38.50€ | 34.50€ |
É fundamental que o consumidor avalie todas as alternativas disponíveis no mercado antes de decidir a oferta mais vantajosa. A Nowo (antiga Cabovisão), apesar de não ter implementado nenhuma campanha promocional na Black Friday para pacotes 3P, oferece preços mais atrativos. No entanto, importa verificar a área de cobertura, uma vez que não abrange ainda todo o território nacional.
Poupança máxima nos pacotes 4P:
Em relação aos pacotes com quatro produtos, denominados 4P, a Black Friday proporciona uma oportunidade de poupança mensal que pode chegar aos 20€. Por norma, é financeiramente mais vantajosa a contratação de pacotes 3P + 1, ou seja, com o telemóvel fora do pacote original. Contudo, com as campanhas Black Friday é efetivamente mais benéfica a contratação de um serviço 4P. É importante que o consumidor tenha em conta não só os descontos iniciais da Black Friday, mas também os benefícios durante o período de fidelização.
O ComparaJá providencia apoio especializado na comparação de ofertas, garantindo que os consumidores tomem decisões informadas e financeiramente vantajosas.