A 4ª edição do Cineclube Oeiras – Mostra e Concurso Escolar de Curtas-metragens apresentou, na passada sexta-feira, dia 20 de outubro, os 12 filmes realizados por 14 alunos do ensino secundário de Oeiras.
Esta cerimónia de entrega de prémios teve lugar nos Cinemas NOS Lusomundo do Oeiras Parque e contou com a presença dos Vereadores Pedro Patacho e Carla Rocha.
O vencedor da melhor curta-metragem foi o aluno Pedro Sàágua, da Escola Secundária Sebastião e Silva, com a curta ‘Elegia da Primavera’. Foram ainda distinguidas mais três curta metragens, tendo sido entregue a 1ª menção honrosa à curta-metragem ‘Tudo o que não lhe disse’, de Joana Elias, da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, a 2ª menção honrosa foi para a curta-metragem ‘Um jogador de Boccia’, de Henrique Coelho, da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, e a 3ª menção honrosa foi entregue à curta-metragem ‘No Largo do Alecrim’, de Mariana Alexandrino, da Escola Secundária da Quinta do Marquês.
Para além dos certificados aos participantes e menções honrosas aos dstinguidos, o autor do melhor curta metragem recebeu um voucher para um workshop/módulo na World Academy na área de cinema.
O CineClube Oeiras é um projeto desenvolvido pela RUGAS Associação Cultural, com o apoio do Município de Oeiras, destinado a todos os alunos que frequentam o ensino secundário do concelho, tendo o tema desta edição sido: ‘Do interior da minha janela’.
Este projeto permitiu aos seus participantes receberem formação para aprender a realizar um pequeno filme. A equipa da RUGAS Associação Cultural, apoiou os jovens durante todo o processo criativo e orientou a produção, a escrita do guião, a realização e a montagem do filme.