A Câmara Municipal de Oeiras promoveu, na quinta-feira, dia 5 de setembro, às 18h, na Biblioteca Municipal de Oeiras, uma sessão de esclarecimento à população sobre a Unidade de Execução do Moinho das Antas, um projeto que está em discussão pública desde o dia 2 de agosto e até 27 de setembro.
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o Vice-Presidente, Francisco Rocha Gonçalves, e Executivo Municipal.
Os participantes tiveram oportunidade de verem as suas questões esclarecidas.
A proposta de Delimitação da Unidade de Execução do Moinho das Antas (UEMA) e definição do respetivo modelo urbano, incide sobre uma propriedade com cerca de 12 hectares, situada no Bairro do Moinho das Antas, integrado na atual União de Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias.
A delimitação da UEMA surge na sequência da deliberação da Câmara Municipal de Oeiras (Proposta de Deliberação nº 1104/2021, de 15 de dezembro), que determina a implementação de um corredor verde entre a zona Norte de Paço de Arcos (onde se encontra em elaboração o Plano de Pormenor Norte de Paço de Arcos) e a Plataforma Superior das Fontaínhas, como ponto de partida para a concretização da estratégia municipal de constituir uma ‘Infraestrutura Verde’ no território do concelho de Oeiras, capacitada para oferecer um conjunto de serviços e benefícios, associados à manutenção das áreas verdes contínuas, associadas às linhas e massas de água, em meio urbano.
O projeto implica a revogação do Plano de Pormenor do Moinho das Antas, atualmente em vigor, encontrando-se a decorrer também, o período destinado à participação pública da Proposta de Revogação do Plano de Pormenor.