Nos dias 18 e 19 de maio, Algés foi palco da 5ª Edição do Festival Ignição Gerador, que aconteceu no Palácio Anjos e no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço. O evento reuniu diversas atividades culturais e artísticas, proporcionando ao público uma vasta programação em dois dos locais mais emblemáticos da região.
Em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, esta edição teve como tema ‘Que Futuro para a Liberdade Cultural e Criativa?’. Foram debatidos temas como ‘A Política pode afetar a Liberdade Artística?’ e ‘Qual o impacto da Desigualdade no Percurso Artístico?’, além da realização de masterclasses onde se aprenderam estratégias para financiar estruturas e projetos culturais, e para criar e manter associações culturais, entre outros.
Para além dos debates, houve um workshop onde os participantes puderam explorar a sua criatividade e criar cartazes alusivos ao 25 de Abril, com a orientação do ilustrador Hugo Henriques.
O evento contou ainda com momentos musicais, incluindo um concerto de JP Simões, que interpretou músicas de José Mário Branco, e DJ sets com Eurodeputados. Houve também uma visita guiada à exposição ‘João Abel Manta Livre’, patente no Palácio Anjos até 20 de dezembro de 2024, e ao Mural da Liberdade, que se encontra em exibição permanente no mesmo espaço.