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Dom 22 Dezembro 2024
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Marcar consultas, revalidar carta de condução ou pedir registo criminal através de videochamada? Sim, já é possível

A partir de agora, passará a ser possível marcar consultas no centro de saúde, revalidar a carta de condução ou pedir o registo criminal através de videochamada. Esta modalidade, anunciou hoje o Governo, foi alargado a mais serviços, possibilitando que mais seis serviços prestem apoio remoto por videochamada com marcação.

Segundo o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, passa agora a ser possível revalidar a carta de condução, confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão, pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares, associar atributos empresariais com o Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP), marcar uma consulta no centro de saúde ou alterar os dados associados à Chave Móvel Digital.

Desde junho, no âmbito da medida “ePortugal mais acessível” inscrita no programa SIMPLEX’20-21, já era possível recorrer a um conjunto limitado de serviços por videochamada, designadamente pedir a Chave Móvel Digital, alterar a morada no Cartão de Cidadão e renovar de Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos.

Para recorrer a este apoio remoto, os cidadãos devem aceder ao serviço pretendido através da página ePortugal.gov.pt, selecionar a opção na barra lateral do site e agendar a videochamada.

Após preencher os dados solicitados e escolher o dia e hora, o cidadão irá receber, em 15 minutos, um e-mail de confirmação. Na data agendada, será realizada a videochamada que permite aos cidadãos efetuar o serviço online.

Além destes serviços, passou também a estar disponível o encaminhamento para atendimento direto em assuntos relacionados com a Autoridade Tributária, Instituto dos Registos e Notariado, Instituto da Segurança Social e Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, através do Centro de Contacto Cidadão (300 003 990).

Para empresas, o Centro de Contacto Empresa (300 003 980) permite a entrada direta para esclarecimentos sobre serviços dedicados à atividade económica e, ainda em fase de projeto-piloto, o atendimento para “alojamento local”, “saldos e liquidações”, e “feirante ou vendedor ambulante”.

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