Os DiabéT1cos, um grupo de apoio a pessoas com diabetes, que funciona a partir do Facebook, entregou esta terça-feira uma petição pública em defesa do alargamento da comparticipação de bombas de insulina para maiores de 18 anos.
Esta petição conta com um total de 10886 assinaturas e foi lançada em dezembro de 2018, pretendendo o alargamento da comparticipação de bombas de insulina para todos os diabéticos que sejam recomendados pelas equipas médicas e que estejam aptos a utilizar o dispositivo.
A petição pretende também alterações na forma como é feita a escolha dos dispositivos a atribuir através da comparticipação.
O documento foi entregue em mão ao vice-presidente do Parlamento, António Filipe, em representação do Presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues, por Sérgio Tavares da Silva, primeiro peticionário e fundador do Grupo DiabéT1cos, Teresa Alves e Idálio Reis, ambos moderadores no grupo.
O encontro contou também com a presença da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), na figura do seu presidente, o médico José Manuel Boavida, associação esta que tem apoiado a petição desde o primeiro momento.