No dia 17 de outubro, foi inaugurado um busto de homenagem ao cosmonauta Yuri Gagarin (1034-1968), o primeiro humano a viajar pelo espaço, no Núcleo Central (Jardins do Edifício Qualidade C). A cerimónia, integrada no âmbito do festival FIC.A – Festival Internacional de Ciência, contou com a presença do vereador Nuno Neto, do Embaixador da Federação da Rússia, Mikhail L. Kamynin e do CEO do Taguspark, Eduardo Correia.
Este busto em bronze, da autoria de A.D.Leónov, foi oferecido pela Fundação Internacional de Caridade “O Diálogo das Culturas – o Mundo Unido” e pela Embaixada da Federação da Rússia em Portugal, serve de homenagem ao 60º Aniversário do primeiro voo espacial humano e representa a amizade entre os Povos da Rússia e Portugal.
Pelo seu valor histórico e cultural, esta obra de arte faz agora parte do MAU – Museu de Arte Urbana, em desenvolvimento no Taguspark – Cidade do Conhecimento. Um museu que convida à introspeção e reflexão sobre o mundo onde vivemos e onde a arte contribui para o desenvolvimento pessoal e criativo.
Nascido a 9 de março de 1934, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro cosmonauta do planeta, quando a 12 de abril de 1961 embarcou na primeira viagem ao espaço na história da humanidade. Yuri era de tal forma apaixonado pelo voo que acabou por falecer quando, em 1968 num voo de treino, o jato onde seguia juntamente com o seu instrutor de voo Vladimir Seregin se despenhou.
O busto ficará integrado num monumento escultórico que também inclui o Vostok 1, a sonda onde Yuri Gagarin completou o primeiro voo espacial, mais pequena comparativamente às sondas atualmente utilizadas. Foi esta nave que permitiu que, pela primeira vez na história do planeta, o ser humano fosse ao espaço em segurança.