15.1 C
Oeiras Municipality
Sáb 11 Janeiro 2025
Inicio Economia 2022 promete ser um ano de aumentos generalizados de preços

2022 promete ser um ano de aumentos generalizados de preços

O ano de 2022 promete ser um ano de aumentos generalizados de preços. Os consumidores irão ver aumentar as faturas de bens e serviços que, diariamente, fazem parte do seu quotidiano, como são exemplos, a eletricidade, portagens, transportes  e até as rendas.

Já são conhecidas algumas das atualizações de preços com que poderão contar os consumidores e, para 2022 pode contar com os seguintes aumentos:

Eletricidade – As famílias do mercado regulado, ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada, vão ver as faturas subir, em média, 0,2% no próximo ano, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Ainda assim, ressalvou a ERSE, em janeiro de 2022, os consumidores vão constatar uma descida média de 3,4% e relação aos preços em vigor em dezembro do corrente ano.

Já os consumidores da tarifa social vão beneficiar de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais.

No mercado liberalizado, as tarifas de eletricidade da EDP Comercial vão subir em média 2,4% em 2022. Já a Endesa vai manter os preços da eletricidade para as famílias e pequenos negócios em 01 de janeiro e a Galp vai aumentar os preços da eletricidade a partir de 01 de janeiro, uma subida que rondará os 2,7 euros mensais para as potências contratadas mais representativas.

Rendas – As rendas vão subir 0,43% em 2022, depois de congeladas este ano, confirmou um aviso do INE – Instituto Nacional de Estatística, publicado em outubro, representando um aumento de cerca de 43 cêntimos por cada 100 euros de renda.

Portagens – O preço das portagens nas autoestradas deverá aumentar 1,84% em 2022, tendo em conta a taxa de inflação homóloga, sem habitação para outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Transportes – O preço dos transportes públicos que irá vigorar a partir de 01 de janeiro de 2022 será atualizado em 0,57%, de acordo com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Os preços dos passes sociais no Porto vão manter-se em 2022, segundo o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, e em Lisboa, os passes únicos Navegante, Municipal e Metropolitano vão manter o seu valor no próximo ano, de 30 e 40 euros, respetivamente, anunciou a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Telecomunicações – Segundo Fonte oficial da Nowo, os preços deverão manter-se, não estando previstas quaisquer atualizações de preço pela operadora, ao contrário da MEO, que já afirmou que “procederá a uma atualização do preço base da mensalidade em tarifários/pacotes, com efeitos a 01 de janeiro de 2022, de acordo com as condições contratuais”.

As restantes operadoras ainda não deram a conhecer a sua decisão.

Inspeções obrigatórias – O preço da inspeção obrigatória de automóveis ligeiros aumenta para 31,80 euros e o de pesados para 47,59 euros a partir de 01 de janeiro, segundo uma deliberação publicada no Diário da República.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Madeira lança programa pioneiro de longevidade e inovação cardiovascular em colaboração com a Novartis

No Dia Nacional do Doente Coronário, a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira anuncia a colaboração com a...

‘Conta-me a História’ – Visitas Orientadas e Visitas Encenadas aos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal

As visitas orientadas e encenadas ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal estão de volta! O programa oferece duas formas únicas de explorar este...

ISQ promove Workshop “Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética do Parque Edificado”

O ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, promove no próximo dia 15 de janeiro, o Workshop "Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética...

Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’ – Apresentação livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’

A Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’, coordenada por Manuel Barão da Cunha, será dedicada à apresentação do livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’, com a presença...

Comentários Recentes