O Instituto Gulbenkian de Ciência, em homenagem ao Professor António Coutinho, antigo Diretor da instituição, criou os ‘António Coutinho Science Awards’, um programa anual que inclui duas bolsas e um prémio, em parceria com a Merck Family Foundation e com o Município de Oeiras.
A 3ª edição do programa atribuiu duas bolsas a estudantes, de Cabo Verde e de Moçambique, que vão desenvolver os seus projetos de investigação o no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica.
O Prémio, atribuído a um investigador moçambicano, vai permitir dar continuidade ao seu trabalho, agora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência da Universidade do Porto.
O programa revelou uma enorme diversidade de candidatos e de temáticas de projetos, tendo recebido candidaturas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal.
Os António Coutinho Science Awards têm como foco a cooperação, a capacitação e o desenvolvimento da investigação científica nos PALOP, tendo relevado elevado impacto na carreira dos participantes e sido determinante para os impulsionar na persecução da sua carreira.
A 4ª Edição será lançada durante o primeiro trimestre de 2022.