Projeto liderado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência em parceria com o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca recebeu prémio atribuído pelo Programa Gilead Sciences 2021.
O projeto de vigilância da efetividade da vacina em doentes oncológicos foi um dos 3 premiados na categoria de investigação nesta edição do Programa Gilead Gênesis 2021, a edição que mais candidaturas recebeu desde o seu lançamento em 2013.
O projeto INFO-VAC tem como objetivo estudar a efetividade da vacina contra a SARS-CoV-2. O grupo de doentes oncológicos que está a ser acompanhado, 211 na primeira fase, revelou que 43%desenvolveram anticorpos após a primeira dose de vacina contra a COVID-19, aumentando para 83% após o esquema vacinal completo. No entanto, a percentagem de doentes que desenvolve anticorpos neste período de tempo varia consoante o tipo de vacina administrada e a terapêutica a que são sujeitos.
O prémio atribuído pela Gilead vai permitir avançar para uma segunda fase do projeto e avaliar o tipo de resposta imunológica desta população. Este estudo é particularmente urgente por se tratar de uma população com maior risco de desenvolver doença grave por COVID-19 e, muitas vezes, de indivíduos sob terapias imunossupressoras que comprometem o sistema imunitário.
A par deste grupo, o Instituto Gulbenkian de Ciência acompanha profissionais de saúde, comunidade educativa e idosos para aferir a resposta à vacina. Ao todo fazem parte do estudo cerca de 3000 participantes.