Conscientes que a Educação é o pilar do progresso, que favorece e permite o acesso dos indivíduos a melhores condições de vida, a par do acesso a condições de emprego mais sustentável, o Município de Oeiras acredita que, qualquer intervenção realizada no “agora”, gera mudanças no “amanhã”, o que nos leva a preconizar práticas construtivas, formando cidadãos mais críticos e conscientes de seus direitos, contribuindo para a convivência plena na vida societária.
Deste modo, o Departamento de Desenvolvimento Social, através do Contrato Local de Segurança de Oeiras, implementou o Projeto UP- Pequenos Gigantes, promovido pela APSEC- Associação para a Promoção da Saúde, Educação e Cultura, que se foca essencialmente na promoção do sucesso escolar. Um projeto estruturado ao alcance de todos as crianças e jovens, a Associação Pequenos Gigantes dinamiza diariamente um espaço de estudo direcionado para uma aprendizagem com método, orientada para o estudante, vocacionada para a promoção de uma aprendizagem com resultados a longo prazo.
Este projeto, desenvolvido nos territórios de intervenção prioritária do CLS de Oeiras, designadamente Bairro dos Navegadores e Empreendimentos de Habitação Municipal de Carnaxide, desenvolveu a 1ª edição entre 16 de novembro de 2020 e terminou a 15 de dezembro de 2021, tendo abrangido 61 alunos. Atualmente, encontra-se em curso a 2ª edição, tendo iniciado a 22 de dezembro de 2021 e encontrando-se a abranger um total de 67 alunos.
O projeto UP, sendo dirigido a crianças e jovens que frequentem os 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, foca-se essencialmente na promoção do sucesso escolar, através de atividades de apoio ao estudo, e visem promover uma aprendizagem de qualidade através de um espaço de partilha de conhecimento, saberes e aprendizagens e orientar o estudo dos alunos de acordo com as suas necessidades, tendo em vista a promoção da aprendizagem e resultados escolares.
Este projeto constitui-se uma resposta muito importante e diferenciadora, no âmbito das salas de estudo, para a população estudante que integra os nossos territórios de intervenção estimulando, através das suas técnicas e práticas específicas, a autonomia da criança/jovem, envolvendo no processo educativo, investindo no bem-estar e no desenvolvimento dos alunos e das suas famílias.