16.8 C
Oeiras Municipality
Qui 19 Dezembro 2024
Inicio Economia Ministro do Ambiente garantiu haver “reservas confortáveis” de gás e combustíveis

Ministro do Ambiente garantiu haver “reservas confortáveis” de gás e combustíveis

O ministro português do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que Portugal tem “reservas muito confortáveis” de gás, bem como “reservas públicas de 90 dias” de combustíveis, perante eventuais constrangimentos devido à invasão russa da Ucrânia.

“Portugal não depende em nada do gasoduto que vem da Rússia, tudo o que usa de gás é GNL, que chega a Sines e é re-gaseificado e utilizado no nosso país. Há três dias, tínhamos as reservas de gás a 80% e hoje o número é certamente superior”, pelo que “temos reservas muito confortáveis”, declarou João Pedro Matos Fernandes.

O governante apontou que Portugal recebe, em média, seis navios por mês com GNL e, até final de março, chegarão oito, garantindo que “a quantidade e a disponibilidade […] hoje não é uma preocupação” para o Governo. “Se avançarmos para o gasóleo, a gasolina e o crude, há reservas públicas de 90 dias de abastecimento, aos quais acresce o das empresas”, afincou.

Não adivinhando eventuais constrangimentos no fornecimento de gás e combustíveis a Portugal, João Pedro Matos Fernandes assinalou, contudo, que pode haver, possivelmente, alterações aos preços, mas não para já.  “É antes uma questão de preço […], mas não é imediato” e de “instabilidade dos próprios preços”, admitiu.

Equacionados pelo Governo português estão a ser apoios, como de acesso a crédito, para os setores mais dependentes do gás, como têxtil, cerâmica e do vidro, bem como alívios para os consumidores de eletricidade, estes últimos através das verbas adicionais obtidas com a taxa do carbono no Fundo Ambiental, num valor de 150 milhões de euros, adiantou João Pedro Matos Fernandes.

A Rússia é responsável por mais de 40% das importações anuais de gás natural da UE.

A invasão russa da Ucrânia tem vindo a causar um acentuado aumento no preço do gás na UE e nos preços globais do petróleo, subida essa que surge no contexto de um pico já existente nos preços energéticos, dada a crise no setor.

Na passada quinta-feira, reunidos em cimeira extraordinária em Bruxelas, os líderes da UE apelaram à ação a todos os níveis e convidaram a Comissão a propor medidas de emergência, nomeadamente para o setor da energia, razão pela qual surgiu a reunião de hoje dos ministros da tutela.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” da GNR já está nas estradas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje, dia 18 de dezembro, a Operação "Natal e Ano Novo 2024/2025", que se prolongará até ao dia...

Festa de Natal no Espaço Jovem de Carnaxide

No dia 20 de dezembro, não podes perder a Festa de Natal que terá lugar no Espaço Jovem de Carnaxide, das 14h30 às 17h30. Esta...

Auditório Municipal Ruy de Carvalho será palco do Espetáculo “Ponto de Interrogação”

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, equipamento gerido pela Oeiras Viva E.M., recebe no dia 19 de Dezembro, às 17H00, o espetáculo "PONTO DE...

Trabalhos de limpeza dos sumidouros e conservação da sinalização vertical na EN6 entre Algés e São João do Estoril

A IP - Infraestruturas de Portugal SA informa que irá realizar trabalhos de limpeza dos sumidouros e conservação da sinalização vertical na Avenida Marginal...

Comentários Recentes