Neste domingo, a marina de Oeiras recebeu a benção dos veleiros e à despedida das tripulações que vão prosseguir a viagem de ”Expedição Lusitânia.”
.
Um dos veleiros participantes, o ‘Anixa II’, é conhecido por ter sido atacado pelos piratas da Somalia, em 2009, quando navegava no Oceano Indico. O ‘Anixa II’ foi abandonado no mar e recuperado pela Marinha Inglesa. Em 2018 o Comandante José Mesquita comprou a embarcação, acabando por coloca-la ao serviço da Associação David Melgueiro.
Um outro veleiro a participar nesta Expedição Lusitânia é o Zalala, conhecido por ser Beneteau Oceanis 36 CC Cliper com 10,78m de cockpit central, tendo sido construído pelo estaleiro da Beneteau.
Esta expedição pretende homenagear os heróis nacionais Sacadura Cabral e Gago Coutinho no centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, refazendo a mesma viagem por mar, a bordo de oito veleiros, cujos proprietários são membros das associações.
Os veleiros da ADM contarão nas suas tripulações, com alunos que fizeram parte do projeto “Navegar”, curso de Navegação à vela de cruzeiro para adultos, preparados e treinados pelo Capitão José Mesquita.
O lema da viagem está espelhado na frase e no desenho que está gravado nos cascos das embarcações participantes e pretende-se que esta seja uma grande ação de sensibilização ambiental junto das populações visitadas.
Veja algumas fotografias da benção dos veleiros.