Oeiras vai ser o palco do maior evento do Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa, o ‘AED Days’, por quatro anos. Para formalizar esta intenção, o presidente do Município de Oeiras, Isaltino Morais e o Diretor Geral da AED Cluster, Rui Santos, vão celebrar um protocolo de colaboração, dia 23 de março, às 15H30, no Gabinete da Presidência, localizado nos Paços do Concelho, em Oeiras.
O prestigiado evento ‘AED Days’, que reúne as mais influentes figuras nacionais e internacionais dos setores da Aeronáutica, Espaço e Defesa, decorrerá em Oeiras, no período compreendido entre 2022 e 2025, baseado num modelo de coorganização entre o ´Município de Oeiras` e a ´AED Cluster Portugal`.
A edição AED Days 2022 já está marcada para os dias de 24 a 27 de maio, no Centro de Congresso do Taguspark. Este evento, em formato híbrido, reunirá todo o ecossistema nacional dos sectores da aeronáutica, espaço e defesa com os grandes atores da indústria internacional.
Durante este evento, será possível assistir a plenários internacionais, reuniões B2B e participar num diversificado conjunto de workshops técnicos sobre uma variedade de temas que expõem os desafios, atuais e futuros, dos setores da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.
O ‘AED Days’ é já considerado um evento de referência internacional, suportado no facto de se saber que em edições anteriores se observou a chegada a Lisboa de delegações da África do Sul, do Canadá, dos Estados Unidos, do Japão, da Espanha e da França, entre muitos outros.
O evento ‘AED Days’ conta habitualmente com a participação e envolvimento de entidades públicas relevantes, como por exemplo o Ministério da Defesa Nacional, o Ministério da Economia e a Secretaria de Estado da Internacionalização, assim como relevantes entidades empresarias, como a ´Airbus`, a ´Bell Flight`, a ´Boeing`, a `Embraer`, a ´Leonardo`, a ´Northrop Grumman`, a ´OGMA`, a ´Safran`, a ´Stelia Aerospace` e a ´Thales`.
A assinatura deste protocolo permitirá ao Município de Oeiras cumprir o objetivo de desenvolver no seu território um hotspot internacional para as indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa. Para o efeito será desenvolvido um diversificado conjunto de atividades que visam uma forte promoção da vertente tecnológica das empresas deste sector no seu território. O objetivo comum é a promoção e desenvolvimento, a nível local, da indústria e da investigação nas áreas da Aeronáutica, Espaço e Defesa