15.7 C
Oeiras Municipality
Sáb 27 Abril 2024
Inicio Sociedade Mais de 500 crianças e jovens vítimas de crimes sexuais apoiados pela...

Mais de 500 crianças e jovens vítimas de crimes sexuais apoiados pela APAV em 2021

Mais de 500 crianças e jovens, vítimas de crimes e ofensas sexuais, foram apoiados pela APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), durante o ano de 2021.

Segundo os dados mais recentes do projeto CARE 2.0, uma rede de apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual da APAV, aponta para exatamente 508 crianças e jovens as vítimas que foram ajudadas.

Em 2019, foram 417 as crianças e jovens vítimas de crimes sexuais apoiadas pela APAV, sendo que em 2020 o número subiu para 432. No conjunto dos seis anos de existência do CARE 2.0, a ajuda da APAV chegou a 2107 crianças e jovens, alem de ter apoiado também 206 familiares ou amigos das vítimas.

Em declarações à TSF, Carla Ferreira, coordenadora da rede, adianta que estes números demonstram que “a violência sexual contra crianças e jovens existe e é um fenómeno transversal enquanto sociedade”.

A coordenadora destacou a maior atenção social para estas questões de violência. “Com alguma capacidade adicional, que se calhar não tínhamos há alguns anos, de identificar as diferentes formas que a violência sexual pode assumir e essa maior capacidade de deteção acaba por ajudar a detetar as situações e a desocultar as situações, o que também leva a este maior número de pedidos de ajuda”.

Os dados da APAV revelam que 80% das vítimas apoiadas era do género feminino, com origem sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, com 789 e 576 casos respetivamente. As idades estão entre os 8 e os 17 anos, e o agressor é em 91,6% dos casos do género masculino.

Carla Ferreira destacou que a maioria dos crimes acontece em contexto intrafamiliar (51%), mas destacou que mesmo nos casos que ocorrem fora do seio familiar as situações de violência são praticadas por pessoas que a vítimas conhece.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes