13.3 C
Oeiras Municipality
Qui 5 Dezembro 2024
Inicio Entretenimento Cultura 15 mil pessoas já visitaram exposição Picasso. Mestre Universal. no Palácio Anjos,...

15 mil pessoas já visitaram exposição Picasso. Mestre Universal. no Palácio Anjos, em Algés

15 mil é o número de pessoas que já passou pelo Palácio Anjos, em Algés, para visitar a exposição Picasso. Mestre Universal.

Apresentada pelo Município de Oeiras, em colaboração com a c2c Creación y Gestión de Proyectos Culturales e a Fundação Fran Daurel, esta exposição, constituída por 66 obras do artista malaguenho, vai ficar patente ao público até ao dia 30 de abril e a entrada é livre.

Na obra de Picasso, há uma enorme versatilidade presidida pela unidade e uma permanência de pensamento que é transversal às suas obras. Nesta exposição, Picasso. Mestre Universal, com curadoria de Helena Alonso, uma cuidadosa seleção de obras manifesta as inúmeras conexões que o artista estabelece entre a cerâmica, o desenho e a gravura, sem esquecer que a literatura e a palavra vinculam toda a sua obra.

As obras provêm de coleções particulares, destacando especialmente aquelas que pertencem à Coleção Fran Daurel, entre as quais se incluem todas as cerâmicas, desenhos e obra gráfica. Também estão presentes, outras coleções particulares, como a Coleção Mouvant.

Com o fim de mostrar a grande diversidade da produção de Picasso e a sua relação entre os diferentes meios expressivos, apresentamos uma seleção de obras que vão desde a primeira série gráfica, a “Suite dos Saltimbancos”, criada entre 1904 e 1906 e reunida como série por Vollard em 1913, até um exemplar da que é conhecida como a sua ultima produção em cerâmica, datada de Março de 1971, apenas dois anos antes da sua morte.

“Suite dos Saltimbancos”, é aqui representada por um conjunto de obras gráficas de diferentes tamanhos, que viriam a ser concebidas mais tarde em trabalhos sobre tela.

A exposição conta ainda com um vasto conjunto de Cerâmicas – Peças únicas e seriadas, desenhos e obra gráfica, que Picasso realizou ao longo da sua vida, bem como a “Suite Sable Mouvant”, série de litografias que exemplificam a colaboração de Picasso com os poetas mais importantes das vanguardas.

Recorde-se que a exposição abriu as portas ao público no passado dia 24 de janeiro.

Horário:

Terça a sexta. 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)

Sábados e domingos. 12h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)

Encerra às segundas, feriados e 24 e 31 Dezembro

ENTRADA LIVRE

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Município de Oeiras assinala nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, renovando o compromisso com a promoção da...

1ª Pedra dos Programas Habitacionais de São Marçal e Quinta das Acácias

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, presidiu às cerimónias de lançamento da primeira pedra de três importantes empreendimentos habitacionais no concelho,...

Biblioteca Municipal de Oeiras recebe mais um ”Quiz Literário”

Considera-se um bom leitor ou mesmo um perito em literatura? Venha colocar à prova, com muito humor e boa disposição, os seus conhecimentos sobre livros,...

Almoço do SIMAS Oeiras e Amadora. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras preparou almoço para todos

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras preparou o almoço para todos “Este encontro é uma forma de aproximar as pessoas, de, por um momento,...

Comentários Recentes