13.8 C
Oeiras Municipality
Dom 28 Abril 2024
Inicio Ciência ISQ cria Unidade designada por QFA - Química, Farmacêutica e AgroAlimentar

ISQ cria Unidade designada por QFA – Química, Farmacêutica e AgroAlimentar

Sabe se a água que corre na sua torneira cumpre as normas e é segura? E os alimentos que compra no supermercado, por exemplo frescos, foram sujeitos a controlo de qualidade? Será que estamos a consumir produtos com níveis de pesticidas que prejudiquem a nossa saúde? E qual a qualidade do ar que respira no escritório? Sabe se tem poluentes? E como podemos garantir que os medicamentos que compramos têm a composição correta, nas doses certas, e não contem impurezas prejudiciais à sua saúde?

O que é que um pólo tecnológico, focado em indústria, tecnologia e inovação tem a ver com Lifescience? Tudo. O ISQ decidiu unir as várias valências que já tem nos setores químico, farmacêutico e agroalimentar no que diz respeito a análises e ensaios, e criou uma Unidade altamente especializada designada por QFA (Química, Farmacêutica e AgroAlimentar), dedicada a fornecer serviços de análise a vários setores de atividade.

São áreas de atividade de elevada componente tecnológica e científica, tendo por base a experiência acumulada de atividade laboratorial do Grupo ISQ.

Estamos a falar de análises químicas a água de consumo e de rega para avaliação de
conformidade legal com fins de proteção da saúde bem como análises de controlo
microbiológico. Contribuímos para a avaliação da conformidade legal no que respeita a águas de consumo humano, naturais, residuais e de processo. Sempre com duas abordagens: saúde humana e preservação do ambiente. Fazemos ainda analise de solos, lamas, sedimentos marinhos e resíduos (economia circular), apoiando na classificação do destino final.

Em matéria de segurança alimentar, o QFA faz o controlo da qualidade alimentar através de
análises químicas a contaminantes e microbiológicas para avaliação da conformidade dos
géneros alimentícios com vista à promoção da segurança do consumidor.

Ao nível da qualidade do ar interior, passa por disponibilizar análises microbiológicas e a
agentes químicos que permitem avaliar riscos associados à exposição que têm impacto
relevante na saúde dos trabalhadores. É exemplo o caso da Legionella, patologia que tem
origem na inalação de gotículas de água que contêm a bactéria Legionella pneumophila.

A Legionella pode ser um problema de saúde pública em locais como espaços comerciais, hotéis, Spas, indústria e escritórios. O risco de surtos aumenta com longos períodos de inatividade de edifício, podendo ser mortal e infetar vários indivíduos ao mesmo tempo.

Em termos de verificação da qualidade a produtos farmacêuticos, com autorização Infarmed e com inspecção FDA, o QFA faz o controlo de qualidade físico-químico de medicamentos de uso humano, medicamentos experimentais e substâncias ativas. Este controlo passa ainda por análises de impurezas (elementares e outras, ex: nitrosaminas que são compostos carcinogénicos), doseamento, ensaios de estabilidade (para definição de prazo de validade) e uniformidade de conteúdo a produtos farmacêuticos para avaliação da respectiva conformidade.

No fundo, “o QFA abraça três áreas de negócio: o laboratório Labqui, dedicado a fornecer serviços de colheita e análises maioritariamente do âmbito Ambiental e Agrícola (sector primário), o laboratório Labiagro, especializado em serviços de análise para a Indústria Agro-Alimentar e grande distribuição e o QCPharma, vocacionado para fornecer serviços à indústria farmacêutica no âmbito de controlo de qualidade. O QFA tem como objetivo ser uma referência nacional e internacional nos serviços analíticos das diferentes áreas onde está presente”, explica Margarida Pinto, diretora do QFA.

Atualmente, o QFA está centrado em serviços analíticos, mas pretende num futuro próximo
alargar o seu âmbito de ação a serviços de consultoria nas diferentes áreas (Ambiente, Agro-Alimentar e Farmacêutica). Este serviço virá complementar os serviços de análise que
pretendem ser o “corebusiness” do QFA.

De salientar que o Grupo ISQ tem vindo a apostar em LifeScience desde 2000 (ampliando a sua rede de laboratórios, atualmente 16), um setor que tem sido alvo de grandes avanços científicos e tecnológicos, constituindo-se como um parceiro ativo das organizações deste setor, suportado na sua vasta experiência técnica e laboratorial.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes