15.4 C
Oeiras Municipality
Sáb 11 Janeiro 2025
Inicio Tecnologia Projeto de alunos do Técnico testa UAV de deteção de incêndios no...

Projeto de alunos do Técnico testa UAV de deteção de incêndios no Parque Natural Peneda Gerês

O projeto UAV-ART, pertencente ao AeroTéc (Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico) realizou, no dia 26 de julho, uma demonstração de voo em contexto real, em Arcos de Valdevez, de forma a testar o seu mais recente aeromodelo, desenhado para a identificação e prevenção de incêndios.

Fundado em 2018, o UAV-ART, é um projeto de investigação que se dedica à criação de aeromodelos de asa fixa capazes de voar autonomamente.

Desde a construção do aeromodelo, o design de controladores de voo, a integração dos sistemas eletrónicos e a análise de imagens durante o voo, o projeto prima pela multidisciplinaridade e vertente educativa para os futuros engenheiros que integram a equipa.

No início deste ano letivo, o UAV-ART aceitou um novo desafio – o de dedicar os seus aeromodelos autónomos à monitorização florestal e prevenção de incêndios, uma causa de grande relevância a nível nacional. Desta forma, o trabalho desenvolveu-se de modo a tirar proveito dos algoritmos de visão e controlo desenvolvidos pela equipa, capacitando os nossos aeromodelos a detetar incêndios e a avisar o operador da localização detetada. Foram tomados os primeiros passos para este objetivo numa demonstração de voo que ocorreu em Arcos de Valdevez.

Em colaboração com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, realizou-se um ensaio prático, onde participaram elementos das forças de segurança e proteção florestal, tais como, bombeiros, proteção civil, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, IPVC, UEPS e elementos do município e municípios vizinhos. Esta demonstração de voo teve como objetivo testar o aeromodelo numa situação real, em que fosse chamado a agir em terreno irregular e desconhecido e registar a eficácia do voo e dos algoritmos de deteção. Como, felizmente, não se encontrava nenhum incêndio a decorrer, o algoritmo de deteção foi programado para detetar pessoas e veículos ao invés.

Para construir e realizar eventos como este último, foi necessária uma organização intensa dentro do projeto, articulando as cinco equipas constituintes (Estruturas e Aerodinâmica, Controlo, Sistemas, Visão e Marketing) num objetivo comum e com prazos definidos, de forma a integrar todas as partes fundamentais de um aeromodelo, num produto final, totalmente capaz e funcional. Assim, em conjunto com uma coordenação e liderança exemplar constitui-se o projeto, ligando todos os seus colaboradores.

O trabalho de cada equipa foi fundamental para o sucesso desta nova aeronave, que é particularmente diferente de uma aeronave convencional. Trata-se de um aeromodelo VTOL (Vertical Take-Off and Landing), capaz de descolar e aterrar verticalmente, sem necessitar de corrida de descolagem, nem de uma pista de aeromodelismo. Esta nova complexidade exigiu um trabalho de pesquisa e de inovação que abrangeu desde os algoritmos da equipa de Visão, que permitem detetar incêndios e movem o propósito deste aeromodelo, até às componentes de base essenciais como a parte estrutural e de eletrónica que permite que o aeromodelo consiga atingir os locais onde pretendemos operar.

Este ensaio foi registado pelas equipas como um sucesso, conseguindo demostrar as funcionalidades e capacidades do VTOL, e a eficiência da equipa na organização de um evento. Assim, é possível uma maior divulgação do projeto à comunidade, de forma a sensibilizar para os problemas florestais, nomeadamente os incêndios, mas também mostrar à comunidade e ao mercado de emprego os projeto académicos e os seus colaboradores, que serão, num futuro próximo, os próximos engenheiros da sociedade.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Madeira lança programa pioneiro de longevidade e inovação cardiovascular em colaboração com a Novartis

No Dia Nacional do Doente Coronário, a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira anuncia a colaboração com a...

‘Conta-me a História’ – Visitas Orientadas e Visitas Encenadas aos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal

As visitas orientadas e encenadas ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal estão de volta! O programa oferece duas formas únicas de explorar este...

ISQ promove Workshop “Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética do Parque Edificado”

O ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, promove no próximo dia 15 de janeiro, o Workshop "Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética...

Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’ – Apresentação livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’

A Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’, coordenada por Manuel Barão da Cunha, será dedicada à apresentação do livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’, com a presença...

Comentários Recentes