12.1 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Janeiro 2025
Inicio Sociedade Polícias municipais realizam greve de 24 horas por aumentos salariais

Polícias municipais realizam greve de 24 horas por aumentos salariais

Esta quarta-feira, os polícias municipais estão em greve de 24 horas para exigir a regulamentação da carreira e aumentos salariais. Estes profissionais vão estar concentrados, em protesto, junto à residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional das Polícias Municipais (SNPM), Pedro Oliveira, espera-se “uma adesão de 90% e com a participação em Lisboa de cerca de 500 agentes”, adiantando ter “cinco autocarros cheios”.

Atualmente, existem cerca de 900 agentes das polícias municipais, a trabalhar em 37 autarquias do país, adianta o SAPO.

Oedro Oliveira garante que estes profissionais se sentem “desrespeitados e menosprezados”, uma vez que “a sua carreira profissional não está a ser valorizada, lembrando que os profissionais “estão a trabalhar com um salário que dista apenas sete euros do ordenado mínimo nacional”.

“A carreira dos polícias municipais no regime geral está por regulamentar desde 2009. Estamos há 13 anos a aguardar pela regulamentação. Nasceu com salários muito parcos, as progressões são lentas e as alterações de escalão muito baixas”, descreveu Pedro Oliveira.

O presidente do SNPM assegura que estes agentes têm sido esquecidos pelos diferentes governos, ao contrário dos outros grupos profissionais de segurança pública.

“O nosso salário no início da carreira era o equiparado ao assistente técnico. Os técnicos superiores foram aumentados e, mais uma vez, se esqueceram dos agentes da polícia municipal”, acrescentou.

Segundo Pedro Oliveira, “não existe na Europa polícia que ganhe menos e que tenha menos respeito por parte da entidade patronal, administração pública. Isto em termos de inflação, agora, torna-se totalmente insuportável”.

Segundo o presidente do SNPM, estima-se que nos últimos tempos abandonaram esta profissão cerca de 400 agentes, assegurando que a falta de condições foi a principal causa para este abandono.

Os agentes concentram-se a partir das 11:30 no Largo de Santos, partindo cerca das 12:00 em marcha de protesto em direção à residência oficial do primeiro-ministro, António Costa, em São Bento. No dia 03 de outubro, o SNPM será recebido pelo secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.

Crédito de Imagem: CM Viseu

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

AVISO E-REDES – Interrupção pontual de energia em Oeiras

A E-REDES Distribuição de Eletricidade, SA informa que, para garantir a qualidade de serviço, vai efetuar trabalhos localizados na sua rede de distribuição. Para tal,...

Igreja Matriz de Oeiras é o palco para o Concerto de Janeiras

A Igreja Matriz de Oeiras é o palco para o Concerto de Janeiras que decorre no dia 5 de janeiro, pelas 16h. Organizado pela Biblioteca...

Cardiga Training Center promove Workshop ”Situações de emergência e técnicas de primeiros socorros”

A Academia Equestre João Cardiga, através do seu polo de formação – Cardiga Training Center – apresenta o seu calendário de formação para 2025. A...

Projeto ‘Ecos da Natureza’ 2025 já tem recrutamento aberto

Está aberto o processo de recrutamento para o projeto ‘Ecos da Natureza’ 2025. Este programa de ocupação de tempos livres, inspirado pela natureza e dedicado...

Comentários Recentes