Esta segunda-feira, Portugal recebe mais de meio milhão de doses da nova vacina da Pfizer desenvolvida para combater especificamente as linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ómicron, que é, atualmente responsável pela quase totalidade das infeções em Portugal.
Citada pelo MultiNews, uma Fonte da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) informa que, até ao final do mês, deverão chegar a Portugal cerca de um milhão das mais recentes vacinas aprovadas na União Europeia e que receberam “luz verde” do regulador europeu (EMA). “Nesta primeira entrega estão previstas chegar ao nosso país 504 mil doses e 498.240 doses a 26 de setembro da referida vacina”, adiantou.
Segundo o regulador nacional, “seguir-se-ão mais entregas nos meses seguintes”.
Segundo os últimos dados do Instituto Ricardo Jorge (INSA), a linhagem BA.5 é dominante em Portugal desde maio, sendo responsável por 95,1% dos contágios, enquanto a BA.4 regista uma prevalência de 4,5% que se mantém estável nas últimas semanas.
Esta nova vacina, desenvolvida pela farmacêutica Pfizer e pelo laboratório BioNTech, é a primeira adaptada às linhagens BA.4 e BA.5 e está recomendada para ser administrada como reforço da imunização contra o coronavírus que provoca a covid-19 em pessoas a partir dos 12 anos.
No início do mês, a EMA tinha recomendado a autorização de outras duas vacinas adaptadas à linhagem BA.1 da variante Ómicron, que já estão a ser utilizadas na campanha de vacinação de reforço para o outono e inverno que arrancou em 7 de setembro em Portugal.
“Juntamente com a vacina adaptada Original/Ómicron BA.1 recentemente autorizada, espera-se que esta nova vacina adaptada ajude a manter a proteção ideal contra a covid-19 à medida que o vírus evolui”, adiantou a EMA em comunicado.