Promovido pelo município desde 1992, o projeto de Compostagem Doméstica tem por objetivo incentivar à participação de famílias residentes em habitações com jardim e escolas no aproveitamento de resíduos vegetais (de jardinagem ou de alimentos) para a produção de um fertilizante natural para o solo.
É atribuído gratuitamente um recipiente para compostagem (fabricado em plástico reciclado e com modelo cilíndrico com 1 metro de altura e 0,8 m de diâmetro de base), a residentes em moradias com jardim ou quintal, do município, (apenas um por moradia e limitado ao stock existente).
O município disponibiliza, informação e acompanhamento técnico, assim como a promoção de workshops aos participantes aderentes.
A consulta do manual da compostagem e formulário para pedido de recipiente estão disponíveis em: http://www.tratolixo.pt/index.php?/compostores
Segundo o comunicado da Câmara de Oeiras, o modelo disponível não é adequado para varandas de apartamentos, sendo necessário solo com terra para a sua instalação.
Informações:
Número Verde (gratuito): 800 201 205
Mail: dga@cm-oeiras.pt