Os SIMAS de Oeiras e Amadora celebraram, hoje, dia 1 de outubro, o Dia Nacional da Água. O objetivo da iniciativa, que teve lugar no Parque da Turma da Mônica, na Amadora, era sensibilizar miúdos e graúdos para a importância da água e a sua preservação, para um futuro mais sustentável.
No seguimento da campanha “Eu Bebo Água da Torneira”, cujo intuito foi promover o consumo de água da torneira como uma alternativa mais barata e mais sustentável à água engarrafada, os SIMAS comemoraram o Dia Nacional da Água para alertar a população para a necessidade de poupar e valorizar este recurso.
A ação que decorreu durante o dia de hoje, 1 de outubro, no Parque Maurício Turma da Mônica, na Amadora, proporcionou experiências memoráveis às famílias – contou com uma banca a oferecer água da torneira, natural e aromatizada, jogos didáticos, uma quinta pedagógica, zumba, insufláveis, balões, espetáculos de magia e um concerto do artista Avô Cantigas. No dia que marca o início do ano hidrológico, os SIMAS fomentaram o gosto pela água da torneira, apresentando-a como uma solução saudável e de qualidade.
João Serrano, Presidente Executivo do Conselho de Administração dos SIMAS de Oeiras e Amadora, esteve presente na iniciativa para celebrar o Dia Nacional da Água, tendo explicado que “Esta iniciativa, para além de ser uma continuidade da campanha Eu Bebo Água da Torneira, foi mais uma oportunidade para promover a importância da água para o meio ambiente através de atividades pedagógicas que visam sensibilizar o consumo racional da água junto do público-alvo mais jovem.”.
Consumir água da torneira é também uma opção mais ecológica e ambientalmente segura. Beber água da torneira é 200 vezes mais barato do que a água engarrafada e ajuda, também, a reduzir o consumo de plástico. Neste sentido, as ações que os SIMAS têm levado a cabo, têm assumido um papel fundamental na sensibilização das populações de Oeiras e Amadora para as vantagens da água da torneira.