A Câmara Municipal de Oeiras vai atribuir uma comparticipação financeira de 6.000 euros à Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce. Esta quantia servirá para apoiar a criação de bolsa de terapias para alunos com necessidades educativas especiais.
A EMDIIP – Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e intervenção Precoce, Instituição Particular de Solidariedade Social, tem como objetivo promover o Desenvolvimento Infantil e dar resposta à necessidade de apoio terapêutico a crianças e jovens com necessidades educativas especiais ou que apresentem algum desvio ao seu desenvolvimento e consequente apoio às respetivas famílias.
No atual contexto de Emergência Nacional em sequência da COVID19, foram encerrados os estabelecimentos escolares e equipamentos de infância desde a creche, pré-escolar e ensino básico do 1º, 2º e 3º ciclo. Os alunos e, em especial, os alunos com necessidades educativas especiais, permanecem nas suas habitações perdendo a referência do contexto escolar e, em muitos casos a referência e intervenção das equipas de ensino especial que os acompanham ao longo do ano letivo.
Foram identificadas 30 crianças cujas famílias poderiam ter que interromper esta intervenção, o que poderia comprometer todo o percurso desenvolvido com a criança e respetiva família.