A disponibilização de trotinetes e bicicletas elétricas partilhadas em Oeiras marca hoje, dia 9 de novembro, o arranque deste serviço. Hoje foram apresentados 40 pontos de partilha na zona de Algés, Miraflores e Linda-a-Velha, e amanhã, dia 10 de novembro, será alargado a todo o concelho, num total de 200 pontos de partilha.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esta foi a altura certa para avançar com este projeto, por estarem finalmente reunidas todas as condições para o fazer. O ‘Oeiras Move’ é um projeto do Município de Oeiras, em parceria com a Parques Tejo, e que tem como objetivo promover soluções de mobilidade suave por todo o concelho em conforto e segurança.
“Este é um dos eixos de um ecossistema de mobilidade de Oeiras, no qual se irá juntar uma maior oferta de estacionamento e o aumento da oferta de transportes públicos”, sublinhou a Vereadora Joana Baptista, na cerimónia de lançamento.
Ao estabelecer a estratégia, a Parques Tejo tirou partido da experiência dos municípios vizinhos, que lançaram há mais tempo este tipo serviço, para evitar alguns dos seus problemas. “Haverá uma fiscalização muito ativa por parte da Parques Tejo e são oferecidos 200 pontos de partilha para o estacionamento destes equipamentos. Os utilizadores das trotinetes e das bicicletas têm de facto de estacionar nestes locais sob pena de a viagem continuar a contabilizar até que os mesmos sejam devidamente estacionados”, esclareceu a Vereadora.