11.3 C
Oeiras Municipality
Qua 25 Dezembro 2024
Inicio Sociedade Arranca hoje nova greve na CP que vai durar toda a semana

Arranca hoje nova greve na CP que vai durar toda a semana

Tem início esta terça-feira, uma greve na CP que vai durar toda a semana, que pretende reclamar melhores condições de trabalho e aumentos.

Num comunicado publicado na sua página oficial de internet, o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) admite que a paralisação terá mais impacto entre “as 00:00 do dia 04 de janeiro de 2023 e as 24:00 do dia 05 de janeiro de 2023”, quando os trabalhadores “das categorias representadas pelo SMAQ” se encontram “em greve à prestação de todo e qualquer trabalho”.

Segundo a mesma nota, “entre as 00:00 do dia 03 de janeiro de 2023 e as 24:00 do dia 08 de janeiro de 2023, os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ encontram-se em greve à prestação de trabalho suplementar e trabalho em dia de descanso”.

Entre as principais reivindicações estão:

  • aumentos salariais efetivos e valorização da Carreira da Tração;
  • a melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução;
  • instalações sociais e das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor;
  • humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede;
  • implementação de um efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes;
  • reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo e cumprimento integral do acordo de empresa;
  • reconhecimento de categoria superior aos associados do SMAQ que desempenham/desempenharam serviço em órgãos de acompanhamento de tráfego;

O SMAQ manifesta-se “contra a absurda discriminação das categorias operacionais em matéria de tolerâncias de ponto na quadra festiva”, garantindo que “nunca faz a greve pela greve”, assegurando que é “sempre uma forma de luta” que só utiliza “em último caso”.

“Naturalmente, como é nosso apanágio, estamos sempre dispostos a sentar-nos à mesa para encontrarmos um ponto de acordo se a CP apresentar as propostas e as soluções necessárias, sem mais adiamentos e declarações vagas”, referiu.

A CP – Comboios de Portugal prevê perturbações à circulação entre o final de 03 de janeiro e o início de 06 de janeiro, devido à greve convocada pelo SMAQ, disse a empresa, em 30 de dezembro.

A CP explicou, em comunicado, que prevê perturbações à circulação com “especial impacto” entre o final de 03 de janeiro e o início de 06 de janeiro.

Para os dias 04 e 05 de janeiro foram definidos serviços mínimos, que podem ser consultados no ‘site’ da empresa, para serviços Alfa Pendular e Intercidades; Regional, InterRegional e Internacional; Comboios Urbanos do Porto e de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa, destacou ainda.

A CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, ou “a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.

“O reembolso pode ser solicitado nas bilheteiras e em cp.pt através do preenchimento do formulário ‘online’, com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve”, destaca a empresa na nota de imprensa.

“A revalidação gratuita pode ser feita nas bilheteiras e em myCP na área “Os seus bilhetes” (para bilhetes adquiridos na bilheteira ‘online’ e App CP) até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente”, acrescentou.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes