15.7 C
Oeiras Municipality
Sáb 23 Novembro 2024
Inicio Portugal Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: Más condições laborais e salariais geraram...

Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: Más condições laborais e salariais geraram crise nos profissionais de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou o alerta de que as más condições laborais e salariais, o cansaço e o ‘stress’ geraram uma crise nos profissionais de saúde da Europa.
Segundo a OMS, esta é uma crise que é urgente enfrentar.“Não há tempo a perder. Um sistema de saúde é tão forte quanto o pessoal de saúde que o apoia. Se tivermos em conta o atual clima de greves, esgotamento e fuga de cérebros, vemos que os nossos sistemas de saúde estão com sérios problemas”, advertiu o diretor regional para a Europa da OMS, Hans Kluge, durante uma reunião em Bucareste.
“A crise do pessoal que trabalha em saúde na Europa já não é uma ameaça iminente, está aqui agora. Os profissionais de saúde e os trabalhadores da nossa região clamam por ajuda”, disse.

Na reunião, 49 dos 53 membros da OMS na Europa aprovaram uma declaração lembrando que a pandemia de covid-19 deixou clara “a fragilidade dos sistemas de saúde e a importância de contar com pessoal de saúde efetivo e resiliente”.

Segundo aquele documento,  no ano passado houve uma série de greves de profissionais de saúde na Europa, em protesto contra as difíceis condições de trabalho, os baixos salários e a falta de recursos.

A OMS diz ainda que as sociedades vivem um duplo envelhecimento, da população e da força de trabalho em saúde, ao mesmo tempo que aumentam os casos de doenças crónicas e continuam presentes os efeitos da pandemia.

Um dos problemas que requer uma solução urgente é o da diminuição dos profissionais de saúde, 40% dos quais se reformarão nos próximos 10 anos, segundo algumas estimativas.

A Declaração de Bucareste pede “ação política” para melhorar os contratos dos trabalhadores e os mecanismos da sua distribuição, bem como para otimizar o desempenho do pessoal do setor.

Destaca também a importância de melhorias no planeamento do trabalho do pessoal e de aumentar o invetimento público na sua formação e proteção.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Visite o Oeiras Vegan Market no Jardim Municipal de Oeiras

Venha visitar o Oeiras Vegan Market no próximo dia 24 de novembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal de Oeiras. Com várias bancas de...

Clássicos em Oeiras traz ‘Grandes Obras de Música de Câmara’

‘Grandes Obras de Música de Câmara’ é o próximo recital a decorrer no âmbito dos ‘Clássicos em Oeiras’ no próximo sábado, dia 23 de...

Café Memória ‘Como tornar as comunidades mais amigas das pessoas com demência’

O Município de Oeiras convida familiares e amigos de pessoas com problemas de memória ou demência a participarem na sua próxima sessão do ‘Café...

‘Homenagem a José de Castro: Os dias de José’ no Auditório Municipal José de Castro

O evento 'Homenagem a José de Castro: Os dias de José' terá lugar no dia 23 de novembro, às 17h30, no Auditório Municipal José...

Comentários Recentes