Decorreu, no passado fim de semana, dias 25 e 26 de Março, em Mirandela, mais uma edição da prova rainha da Canoagem Nacional – O Campeonato Nacional de Fundo. Entre cerca de 1000 atletas participantes, o atleta Manuel Duque, do Clube do Mar Costa do Sol – CMCS, venceu a prova na sua categoria, trazendo o ouro para Oeiras e conquistando o título de Campeão Nacional de Fundo 2023, na sua categoria.
Durante os dois dias do passado fim de semana, 25 e 26 de Março, toda a comunidade da Canoagem Nacional esteve reunida no Norte do país, mais especificamente em Mirandela, para a edição da época 2023 do Campeonato Nacional de Fundo. Juntando cerca de 1000 atletas naquela que é a mais emblemática prova do calendário nacional, considerada internamente como a prova rainha da modalidade, o Nacional de Fundo contou com a representação de oito atletas do CMCS, que garantiram a qualificação através dos resultados alcançados no Campeonato Regional de Fundo realizado no princípio deste mês.
O atleta Manuel Duque (K1 Iniciado B) conquistou o primeiro lugar da sua regata, sagrando se Campeão Nacional de Fundo 2023, na sua categoria. Numa prova muito bem conseguida, o atleta do Clube do Mar destacou–se da concorrência logo no arranque da regata, nunca perdendo o primeiro lugar durante toda a prova.
Sara Sotero (K1 Sénior Feminino) e Vanina Marcelino (K1 Master B Feminino) terminaram as suas regatas na quarta posição, muito perto das respetivas terceiras classificadas, num claro quase bem sucedido assalto ao pódio desta edição do Campeonato Nacional de Fundo.
Sara Sotero voltou a mostrar toda a sua evolução e qualidade, figurando como uma promissora atleta do panorama Nacional e Internacional, destacando–se como clara candidata a um futuro Olímpico com as cores nacionais.
Os restantes atletas do CMCS obtiveram os seguintes resultados: Tomás Garcia (K1 Iniciado B), 5°; Nolan Marcelino (K1 Infantil A), 16°; Henrique Marcelino (K1 Master B), 10°; Afonso Gaspar (K1 Júnior), 6°; João Alves da Silva (K1 Júnior), 12° .