A transição para a plataforma Oeiras Interativa garante a acessibilidade a informações georreferenciadas em tempo real através de uma interface intuitiva e adaptada às exigências atuais.
O GeoPortal de Oeiras chegou ao fim após mais de dez anos em pleno funcionamento, permitindo o acesso em tempo real à informação georreferenciada produzida pelas Unidades Orgânicas. Esta plataforma foi substituída pela Oeiras Interativa, uma plataforma intuitiva e adaptável que pode ser acedida através de dispositivos móveis e computadores.
A plataforma Oeiras Interativa consiste em três módulos, projetados para fornecer uma rede de serviços de dados geográficos. O módulo Metadados permite aos utilizadores pesquisar descrições relevantes de metadados de informações geoespaciais, enquanto o módulo GeoPortal fornece uma representação visual de mapas e outros dados geográficos. Já módulo Dados Abertos permite que utilizadores autorizados descarreguem dados abertos. Outras funcionalidades, como acesso a outros temas WFS e WMS de servidores nacionais e internacionais de informações geográficas, também estão disponíveis na plataforma Oeiras Interativa.
A plataforma Oeiras Interativa não só fornece um geoportal para visualização de mapas, mas também permite que os utilizadores acedam a dados abertos para download autorizado e descrições de metadados. Além disso, a plataforma é orientada para o utilizador, projetada para atender às necessidades dos utilizadores, podendo ser consultada no telemóvel ou no computador.
A mudança do GeoPortal de Oeiras para a plataforma Oeiras Interativa revela a importância de acompanhar os avanços tecnológicos e as necessidades dos utilizadores na prestação de serviços de dados geoespaciais.