Vinte e cinco equipas disputaram três provas em forma de quiz, de um torneio cujo objetivo é desenvolver de competências de pesquisa, seleção e avaliação de informação online.
No dia 25 de fevereiro, decorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Oeiras, a final da edição de 2023 do torneio Oeiras Internet Challenge Nacional. A equipa Cyanide Eaters, da Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço, em Oeiras, conquistou o primeiro lugar do torneio.
A equipa It GIRLS, da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira ficou em segundo lugar, enquanto a equipa These Nootes, da Escola Secundária Fernando Lopes Graça, em Cascais, garantiu o terceiro lugar. O prémio Bibliotecas Municipais de Oeiras (BMO) foi atribuído à equipa DinisNet, da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa.
Vinte e cinco equipas, compostas por estudantes do ensino secundário representando bibliotecas escolares de norte a sul de Portugal continental, competiram no torneio. A final consistiu em três provas em forma de quiz, usando a plataforma Kahoot!.
A primeira prova, com 30 perguntas em 60 minutos, foi disputada por todas as equipas e as três finalistas foram selecionadas para a próxima fase. Na segunda prova, as restantes equipas receberam 20 perguntas em 30 minutos para determinar o vencedor do prémio BMO, uma novidade nesta edição. Na terceira prova, as três equipas finalistas competiram entre si, com 20 perguntas em 30 minutos, para determinar os três vencedores finais.
Este torneio tem como objetivo o desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e avaliação de informação online, promovendo não só o uso eficaz de ferramentas de pesquisa e recuperação de informação, mas também a análise crítica e seletiva de informação e respetivas fontes.