A cerimónia de anúncio dos projetos premiados na 2ª edição do projeto ‘InnOValley Fundo para Provas de Conceito’ realiza-se no próximo dia 12 de abril, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha. Esta edição do projeto foi lançada em 2023 pelo Município de Oeiras, o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Instituto Tecnologia Química e Biológica (ITQB-NOVA). O evento terá transmissão em direto a partir das 18h pelo Facebook do Município de Oeiras.
A avaliação e seleção dos 4 projetos vencedores foi feita por um painel internacional de jurados, composto por especialistas da academia e da indústria.
Os projetos terão a duração de 1 ano e serão apoiados aqueles que se encontrem dentro dos níveis de Technology Readiness Level (TRL) 2-4. O InnOValley PoC apoiará projetos que:
– Proponham novas soluções nos domínios da biologia (molecular, celular, populacional), química, bioquímica, plantas, bioinformática – ou seja, qualquer uma das áreas científicas do IGC e do ITQB-NOVA – e também projeto que promova a comunicação científica, o envolvimento público e a divulgação;
– Já demonstraram resultados bem-sucedidos no ambiente de investigação e precisam de mais validação;
– Tenham progredido para além da fase em que as oportunidades de financiamento da investigação estão normalmente disponíveis, mas é pouco provável que o capital da indústria ou de um parceiro de investimento seja garantido nessa fase.
O Fundo tem como principais objetivos:
– O fortalecimento da marca InnOValley, em particular do mecanismo PoC (Proof of Concept) como acelerador das tecnologias desenvolvidas no ITQB e IGC, e enquadramento na Estratégia de Oeiras para a Ciência e Tecnologia;
– Funcionar como uma montra de toda a oferta de inovação de ambos os institutos, em particular para os potenciais parceiros industriais – e, neste processo, contribuir para estabelecer as grandes áreas em que os institutos se diferenciam duma forma facilmente entendível por não cientistas;
– Estabelecer/fortalecer novas relações academia-indústria, que darão origem a novas/aumentadas colaborações.
O ‘Fundo para Prova de Conceito’, lançado em 2022, foi o primeiro em Portugal criado para identificar e financiar projetos de investigação científica que já tivessem tido resultados promissores e que procuravam avançar para a criação de protótipos laboratoriais ou provas de conceito.