Foi lançado recentemente o ‘Projeto Human: Os Novos Desafios Globais – Conhecer para Agir em Prol da Justiça Social e Climática’, uma a plataforma de streaming e academia digital voltada para o ativismo.
O projeto ‘Human’, uma plataforma de streaming e academia digital para o ativismo, foi lançado a público no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Justiça Social, a 20 de fevereiro, e já conta com o seu primeiro vídeo/curso online na plataforma (Digital Academy), a ‘Introdução ao Ambientalismo Imperfeito’ de Joana Tadeu.
Este projeto tem como principal ambição a produção de conteúdos e a dinamização de 17 cursos de Cidadania Global para consciencialização, reforço e mobilização de cerca de 24 mil jovens entre os 18 e os 35 anos, para os temas da educação para o desenvolvimento e cidadania global.
Financiado pelo Camões I.P (Instituto Cooperação e Língua), e tendo como parceiros o Município de Oeiras, o Clube de Lisboa e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), o projeto tem como principais objetivos a nível global:
– Contribuir para a promoção, consolidação e disseminação da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global como pilar da justiça social e climática.
O ‘Human’ ambiciona inspirar jovens para a mudança, ao mesmo tempo que torna acessível a educação e ferramentas para uma ação coletiva, dividindo-se em dois pilares principais:
- ‘Your Voice’ – Uma plataforma com filmes, documentários e séries, que toca em temas como os direitos humanos ou a justiça climática e sustentabilidade.
- ‘Your Action’ – Uma academia digital que também diz respeito aos direitos humanos, justiça climática e sustentabilidade, com empreendedores sociais, ativistas, e líderes mundiais, enquanto mentores.
A ‘Academia Human’ pretende ser parte da solução e conta com cursos sobre temas de sustentabilidade, migrações e refugiados, igualdade de género, comunicação inclusiva, pobreza e ação humanitária, empreendedorismo social e digitalização, conhecimento e reflexão crítica, direitos LGBTQIA+, digitalização para o desenvolvimento e Justiça Social com mentores como Joana Guerra Tadeu, Hugo Menino Aguiar, Lokas Cruz, Catarina Marques Rodrigues, Joana Moreira, entre outros.
Os cursos, que educam para a cidadania global e tornam acessíveis várias ferramentas e estudos nestas diversas áreas, são gratuitos.
A construção e produção da academia digital está a cargo da Carolina Pereira e do Estúdio Manifesto.
Para mais informações, consulte Home (dontskiphumanity.com)