A obra de construção do empreendimento habitacional da Quinta dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, arrancou nesta quarta-feira, dia 10 de maio, com a cerimónia de lançamento da primeira pedra presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, contando com a presença da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves e da Secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues.
“É tempo de garantir o direito à habitação, à habitação digna, inclusiva, integrada e coesa no território”, sublinhou Isaltino Morais. “Para responder às necessidades habitacionais, a Câmara de Oeiras comprometeu-se a construir 718 novas casas, agrupadas em 12 novos empreendimentos habitacionais”, afirmou.
O novo empreendimento da Quinta dos Aciprestes é o 3º a entrar em obra no concelho e irá assegurar habitação para 12 famílias, no regime de renda apoiada, ao qual se junta um centro social (ainda em fase de concurso de obra), num investimento total de 2,8 milhões euros que contou com um financiamento do PRR de 1 milhão e novecentos mil euros.
“Estamos aqui para provar que é possível a concretização do direito à habitação e de uma verdadeira política de habitação”, referiu a ministra da Habitação, Mariana Gonçalves. “E este é um exemplo de uma parceria ao nível da Câmara Municipal e do Governo, que assegura o direito fundamental da habitação para as famílias de menores rendimentos, mas também no rendimento acessível para as famílias de classe média”, concluiu.
Refira-se que em janeiro foi lançada a primeira pedra do empreendimento do Alto da Montanha, em Carnaxide, marcado o arranque oficial da primeira construção dos Novos Programas de Habitação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). E em abril arrancou oficialmente a obra do Parque da Junça, também em Linda-a-Velha e agora é a vez do empreendimento habitacional da Quinta dos Aciprestes. Com este novo empreendimento, o Município de Oeiras prossegue o seu compromisso de construir mais casas para quem precisa.