Amanhã, dia 19 de maio, às 18h, o Oeiras Ignição Gerador recebe Jaron Lanier, cientista informático que cunhou o termo “realidade virtual”, para uma apresentação intitulada A Inteligência Artificial e o Futuro da Criação Artística, que será transmitida digitalmente no Auditório Municipal Eunice Muñoz. Após esta apresentação, às 19h, Ana Paiva, Leonel Moura e Susana Peralta debatem como deve a comunidade cultural e criativa olhar para a IA, numa mesa intitulada Inteligência Artificial e Cultura: Oportunidade ou Ameaça?. O dia encerra com um concerto de Celina da Piedade e Ana Santos, às 21h30, no Auditório Municipal Eunice Muñoz. O programa do dia 19 de maio segue no final.
Jaron Lanier foi pioneiro na área da realidade virtual, um termo que o próprio cunhou. Especialista em computação, escreve regularmente sobre o impacto social da tecnologia e o futuro do humanismo. Em 2018, foi considerado umas das 25 pessoas mais influentes dos últimos 25 anos pela revista Wired Magazine. Foi também considerado uma das 100 pessoas mais influentes no mundo pela Time Magazine. Publicou artigos na Forbes, The New York Times e The Wall Street Journal, entre outros.
Ainda antes da apresentação de Jaron Lanier, pelas 17h, Nuno Maulide realiza também uma apresentação intitulada A Relação Orgânica entre Ciência e Arte. O diretor do Instituto de Química Orgânica da Universidade de Viena vem até ao Oeiras Ignição Gerador para falar sobre os desafios comuns entre a ciência e a arte. Também conhecido por ser pianista, Nuno Maulide vai apresentar-nos a sua visão única e original.
Além destes dois momentos, na Galeria Verney vão ter lugar workshops e Despertadores – encontros informais de networking, com personalidades da sociedade, sobre temas críticos da atualidade. A participação nos workshops está sujeita a inscrição através do e-mail geral@gerador.eu.
A partir da 16h e até às 21h, poderá ainda ser visitada no Mercado de Oeiras a Feira da Criatividade, que tem entrada gratuita, e que conta com artistas e outros projetos inovadores. Durante o dia 19 de maio, os participantes podem também deslocar-se ao Largo 5 de Outubro para participar na Cabine do Futuro, uma ideia que resulta de um pedido do Gerador ao ChatGPT. Na Cabine do Futuro, pode ser gravado um vídeo de 1 minuto, a ser transmitido no summit, sobre o papel da Cultura e da criatividade num futuro incerto.
Os bilhetes para o evento (passe de 4 dias, ou bilhetes individuais para 19 e 20 de maio), podem ser comprados em https://gerador.eu/oeiras-ignicao-2023/. A Feira da Criatividade tem entrada gratuita. Existem descontos para sócios Gerador e moradores de Oeiras.
Programa Completo dia 19 de maio – https://gerador.eu/oeiras-ignicao-2023/
10h – Workshop
Língua Gestual Portuguesa: Os Primeiros Gestos
Marisa Maganinho
Galeria Verney
– Neste workshop, o participante vai começar por se familiarizar com o contexto e necessidade da existência da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e desmistificar alguns dos preconceitos mais comuns da Língua Gestual Portuguesa e Comunidade Surda.
12h – Despertador
Representatividade – Agir na Arte e na Cultura
Curadoria BANTUMEN, com Marisa Paulo e Marisa Mendes Rodrigues
Galeria Verney
13h – Cabine do Futuro
ChatGPT e Gerador
Largo 5 de Outubro
14h – Workshop
Princípios e Mecanismo de Participação Cívica
Roberto Falanga
Galeria Verney
– Neste workshop percorre-se a história dos principais processos participativos, destacando as principais razões para a sua existência (porquê), modalidades (como) e temporalidades (quando).
16h – Despertador
Projetos Europeus
Francisco Cipriano e Stefanie Thomas
Galeria Verney
16h – Feira da Criatividade
Mercado de Oeiras
17h – Apresentação
A Relação Orgânica entre Ciência e Arte
Nuno Maulide
Auditório Municipal Eunice Muñoz
18h – Apresentação
A Inteligência Artificial e o Futuro da Criação Artística
Jaron Lanier
Auditório Municipal Eunice Muñoz (Transmissão Digital)
19h30 – Conversa
Inteligência Artificial e Cultura: Oportunidade ou Ameaça?
Ana Paiva, Leonel Moura e Susana Peralta
Auditório Municipal Eunice Muñoz
21h30 – Concerto
Celina da Piedade e Ana Santos
Auditório Municipal Eunice Muñoz