Numa parceria com a Marinha Portuguesa, através do Aquário Vasco da Gama, e a Câmara Municipal de Oeiras, a mostra pretende sensibilizar para a importância da preservação do ecossistema marinho e da adoção de comportamentos mais sustentáveis para garantir o futuro do planeta.
A Exposição ‘Mar Vivo’ está patente de 22 de maio a 11 de junho no Oeiras Parque. Localizadas no piso 2 daquele centro comercial, as oito peças que se encontram em exibição foram inspiradas em espécies marinhas vulneráveis e foram desenvolvidas com recurso a resíduos recicláveis por alunos do 4º ano do concelho de Oeiras, que durante alguns meses estudaram a importância da preservação dos mares, com o apoio do biólogo Marco Frade Ferreira, do Aquário Vasco da Gama.
Selecionadas pelo Aquário Vasco da Gama, as espécies que pode encontrar nesta exposição são:
- Em perigo de extinção: Foca-monge, Tubarão-anequim e Raia-curva.
- Vulnerável: Tartaruga-comum e Mero.
- Quase ameaçado: Espadarte.
- Pouco preocupante: Cachalote-pigmeu e Polvo-comum.
Os visitantes podem ainda experimentar um espaço interativo, no piso 1, onde é possível interagir virtualmente com um oceano, através de um ecrã interativo, vendo os desenhos exibidos neste aquário virtual, junto a diversas espécies marinhas da Costa Portuguesa. Neste espaço, o ‘teto’ é uma rede de pesca suspensa, apanhada em alto mar pela Marinha Portuguesa, onde se encontram diversos materiais pendurados, que frequentemente se encontram no mar e são uma ameaça para as espécies.
A exposição ‘Mar Vivo’ pode ser visitada todos os dias das 10h às 23h. Já os horários do espaço interativo são de segunda a sexta das 16h às 20h e, aos fins de semana, das 10h às 13h e das 15h às 20h.