O Município de Oeiras deu por concluída a obra de requalificação da Rua Salette Tavares, em Oeiras. A intervenção compreendeu trabalhos nos pavimentos, incluindo movimentação de terras, pavimentação, construção da rede de drenagem pluvial, instalação de iluminação, plantações e criação de zonas pedonais de circulação e estadia.
“A empreitada teve como principais objetivos a reperfilagem do arruamento, a criação de um parque de estacionamento e a requalificação paisagística de toda a área envolvente.
A necessidade de criação de mais estacionamento era premente nesta zona com grande densidade populacional, além de permitir conjugar a habitação e a proximidade da Escola Secundária Luís Freitas Branco. Esta intervenção vem assim colmatar a necessidade de mais espaço para estacionamento, aumentando a oferta de lugares disponíveis durante o dia para a população escolar e noturna para os moradores”, adianta a Câmara Municipal de Oeiras, em comunicado.
Na realização desta obra, foi preconizada uma solução que tentou articular de forma harmoniosa a zona verde, com o aumento da oferta de estacionamento, assim como a estabilização do muro da escola secundária. A solução adotada permitiu regularizar e aumentar significativamente a oferta de lugares (aproximadamente 100 lugares de estacionamento).
De acordo com as características intrínsecas do espaço, foram definidas zonas de circulação, estadia e enquadramento.
Com a execução desta obra, o local passou a dispor de cinco zonas distintas que se articulam entre si:
• Passeios e espaços de estacionamento existentes
O pavimento dos passeios existentes, outrora em calçada de calcário, foram substituídos por pavimento em blocos de betão.
São formalizadas as bolsas de estacionamento junto aos passeios (atualmente ocupadas para parqueamento).
• Espaço de estacionamento com pavimento semipermeável
Foi criada uma zona central de estacionamento arborizado, com um pavimento semipermeável em grelhas de enrelvamento, com revestimento em gravilha.
• Zonas de estadia e circulação pedonais
O projeto permite a existência de percursos de circulação, bem como, uma pequena zona de estadia.
• Zonas “kiss & drive”, box para autocarros e ligação à entrada da escola secundária Luis de Freitas Branco
Por forma a melhorar as condições de trânsito nas horas mais congestionadas de entrada e saída da escola foi criada uma bolsa que permite deixar ou rececionar (largada e tomada) passageiros e outra para o autocarro.
Foi ainda criada uma nova ligação entre a Rua Salette Tavares e a entrada da escola, assim como a reformulação do passeio junto ao local.
• Espaços verdes de enquadramento
A vegetação, em geral, é de carácter rústico, bem adaptada e sem grandes necessidades hídricas e de manutenção, com a plantação de árvores, arbustos, herbáceas e trepadeiras (ao longo da vedação da escola).
Esta obra iniciada no passado mês de fevereiro, representou um investimento de 345.421,00 €.