O novo Reservatório do Alto de Santa Catarina, em Linda-a-Velha, já está em funcionamento e será inaugurado no mês de setembro. Esta empreitada dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora aumenta a capacidade de armazenamento em 4.000 m3 de água, face ao anterior reservatório, fazendo com que a reserva estratégica do Município de Oeiras aumente, sendo agora de 68 mil m3 de água.
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e a vogal do Conselho de Administração dos SIMAS, a Senhora Vereadora Joana Baptista, visitaram o novo Reservatório esta sexta-feira. Durante a visita, a vogal do Conselho de Administração dos SIMAS Joana Baptista realçou a importância desta obra para o Município de Oeiras. ”Estamos comprometidos em garantir um abastecimento de água eficiente e de qualidade a mais pessoas e ambicionamos atingir os 100 mil m3 de água de reserva estratégica para o Município”, afirmou.
O novo Reservatório tem duas células com uma capacidade total de armazenamento de água potável de 7.500 m3, face aos 3.500 m3 do anterior. Esta empreitada, que arrancou em agosto de 2021 e rondou os 2 milhões de euros, permitirá ainda a possibilidade de construção de uma terceira célula, viabilizando a expansão da estrutura para uma capacidade total de 11.000 m3 – mais do triplo da anterior capacidade.
A nova infraestrutura vai abastecer as zonas do Alto de Algés e de Santa Catarina, que já eram abrangidas pelo reservatório anterior, bem como as áreas da Avenida da Índia, zona do Jamor e futuras zonas residenciais. Prevê-se que, em 2060, a população abrangida pelo Reservatório seja de 16.510 habitantes.
O Reservatório do Alto de Santa Catarina esteve em funcionamento desde 1999, mas foram detetados vários problemas estruturais cuja reparação implicaria investimentos avultados. Após uma monitorização pormenorizada dos SIMAS e da realização de um Estudo de Diagnóstico exaustivo que revelou essas anomalias, concluiu-se que a melhor solução seria demolir totalmente o Reservatório e construir um novo, no mesmo local.