O Município de Oeiras tem em curso o Plano de Controlo Biológico de Pombos, que procura fazer face ao aumento da população destes animais, cujo impacto tem originado inúmeras queixas de munícipes devido aos incómodos provocados pela sobrepopulação de pombos.
O Plano de Controlo Biológico de Pombos, assenta em 5 eixos de atuação em simultâneo:
- Controlo de pombos com recurso a aves de rapina, com vista ao afastamento dos bandos de pombos. Esta medida é posta em prática com o recurso a pessoal especializado e licenciado para o efeito, nomeadamente um falcoeiro experiente e a sua ave treinada. Em articulação com os serviços do Município, são determinadas as zonas mais problemáticas, onde se realizam as ações de controlo com ave em voo livre sempre que possível;
- Instalação de gaiolas de captura de pombos em locais identificados e devidamente monitorizados;
- Campanha de sensibilização/informação através dos canais digitais do Município e da colocação de sinalética na via pública;
- Monitorização e gestão do Pombal contracetivo no Jardim Municipal de Paço de Arcos;
- Ação fiscalizadora e pedagógica da Polícia Municipal, procurando sensibilizar os cidadãos para a adoção de boas práticas, nomeadamente a não alimentação dos animais na via pública.
O Município de Oeiras possui licença emitida pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas que habilita a Autarquia a espantar pombos utilizando aves de presa em voo livre, sem causar morte ou ferimentos naquelas aves.