O Papa Francisco despediu-se de Portugal este domingo, dia 6 de agosto de Algés, em Oeiras.
Na tarde desta segunda-feira, o passeio Marítimo de Algés acolheu o Encontro do Caminho Neocatecumental, no Terrapleno de Algés com cerca de 80 000 participantes.
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado do Executivo Municipal esteve no local, nesta iniciativa, também ela, marcada pela alegria, união, fraternidade e espírito de partilha.
“Foi um privilégio e uma honra poder acolher este evento. Oeiras e os oeirenses voltaram a mostrar que sabem acolher eventos de grande importância mundial. Quero agradecer a todos os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras e a todos os que trabalharam arduamente para que conseguíssemos terminar esta semana com o sentido de missão cumprida”, diz Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
O evento acontece no final de todas as Jornadas Mundiais da Juventude e junta os membros da comunidade Neocatecumenal, que está presente em mais de 100 países em todo o mundo e em todas as dioceses portuguesas, sendo um instrumento das paróquias para iniciar, renovar e amadurecer na fé as pessoas que se encontram longe da Igreja.
Recorde-se que a Jornada Mundial da Juventude 2023 trouxe a Oeiras durante toda a semana cerca de 300 mil peregrinos, acolhidos em equipamentos escolares e desportivos do concelho e em famílias de acolhimento.
No dia 1 de agosto, realizou-se o Encontro Nacional de Peregrinos Franceses que juntou 40.000 pessoas no Terrapleno de Algés, afluência superada no dia seguinte, a 2 de agosto, com o Encontro Nacional de Peregrinos Italianos, que contou com 60 mil participantes.
O Papa Francisco despediu-se ontem de Portugal, após um encontro com cerca de 25 mil voluntários da JMJ, que decorreu no Passeio Marítimo de Algés.