Se é no concelho de Lisboa que se paga mais IRS, Oeiras, por sua vez, no país, é o concelho onde os habitantes mais ganham no país, depois de aplicadas as taxas de imposto.
Cerca de 172 mil habitantes deste município ganharam em média 23 mil euros líquidos anuais e pagaram uma taxa efetiva de IRS de 19%.
Estes dados têm em conta as notas de liquidação de 2021 e, segundo adianta o Correio da Manhã, estes dados são do gabinete de planeamento do ministério das Finanças e constam das notas de liquidação de IRS de 2021.
Para este conjunto de dados o Fisco considerou um universo de 5,5 milhões de contribuintes.
Depois de Oeiras, é em Alcochete onde os rendimentos são mais altos, com mais de 21 mil euros. Coimbra vem de seguida e Cascais ocupa o quarto lugar. O quinto lugar é ocupado por Lisboa, com rendimento médio superior a 20 mil euros por ano. O Porto ocupa o sexto lugar entre os concelhos em que as pessoas mais ganham em Portugal.
Já no que diz respeito ao pagamento de IRS, é em Lisboa onde os impostos foram mais elevados. O Estado recebeu mais de 5 mil milhões de euros em impostos sobre o trabalho. A taxa efetiva sob o imposto de rendimento singular foi de quase 21%.
Em segundo lugar está o Porto: 2,3 mil milhões de euros pagos pelos trabalhadores às finanças.
Já na Guarda e em Viana do Castelo, as taxas efetivas de IRS são inferiores a 10%.